Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação
  • Projeto Tamborá é destaque pela produção, geração de empregos e demonstração do potencial do Estado na piscicultura

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café, reforçou o compromisso de apoio ao Projeto de Piscicultura Tamborá, com sede em Almas, no interior do Estado.

Café visitou a unidade de produção nesta semana, acompanhado do secretário extraordinário de Articulações Institucionais do governo tocantinense, Raimundo Boi. Também estiveram presentes o diretor de Aquicultura da Seagro (Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário), Alexandre Godino, e o coordenador de Aquicultura da pasta, Arthur Emylio.

Na quarta-feira, 2, os secretários, técnicos da Seagro e representantes do projeto e empresários acompanharam durante todo o dia as etapas de produção. Atualmente, a atividade é realizada numa área de 500 hectares, com produção estimada em 200 toneladas por mês. Trata-se do maior projeto de criação em cativeiro de peixe de água doce do País. “Esse projeto é de extrema importância para o Tocantins por sua qualidade, quantidade de produção, geração de empregos e renda, além da demonstração do potencial do Estado na piscicultura”, disse Café.

Diante da relevância do trabalho, o secretário Jaime Café fez questão de reforçar aos representantes do projeto que a secretaria estará à disposição para auxiliar no fomento para que o trabalho seja potencializado. “Hoje são 120 empregos diretos, a maioria dos trabalhadores da própria cidade. Isso é formidável. E o produto que é feito aqui é revendido para os principais centros comerciais e atacadistas como Pão de Açúcar, Extra, Walmart”, ressaltou. O responsável pelo projeto, empresário José Eduardo, ressaltou a confiança dos trabalhadores tocantinenses e disse estar satisfeito com a qualidade do serviço apresentado pelos funcionários.

Para o secretário, é determinação do governador Siqueira Campos que o Estado esteja ao lado dos produtores e de projetos que tragam o desenvolvimento para o Tocantins. “Nós, do governo do Estado, temos a obrigação de apoiar e atuar em parceria para que projetos como esse possam se desenvolver ainda mais”, lembrou.

Café declarou ainda que a criação da Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, vinculada à Seagro, é um indicativo de que o governo estará ao lado de projetos como esse do Tamborá. E também da instalação no Tocantins da Embrapa Pesca. “Com esse núcleo da Embrapa Peca no Tocantins o setor terá um ganho enorme. E todas as tecnologias da piscicultura do país sairão daqui.”

Durante a visita, o secretário Jaime Café se mostrou atento e garantiu que buscará apoio do governo junto a outras secretarias para atender a reivindicações dos empreendedores, como melhorias na iluminação e condições de tráfego da estrada que dá acesso à fazenda onde é produzido o pescado.

E também se comprometeu em viabilizar a política de produção de grãos, como o sorgo, utilizado na ração dos peixes. “Para se ter uma ideia do tamanho do projeto, são produzidas 18 toneladas de ração por dia para os peixes. Precisamos melhorar isso, investir mais.”

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro