Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O documentário Água é Vida produzido por alunos da Escola Estadual Oscar Sardinha, da cidade de Miracema do Tocantins, será apresentado nesta quarta-feira, 23, durante a programação da 2ª Semana da Água no Tocantins. O evento acontece na Feira Coberta do município, a partir das 18h, com a participação de alunos das escolas estaduais e municipais.

O vídeo que tem duração de 20 minutos foi produzido no segundo semestre de 2010 na unidade escolar e faz parte de um projeto de conscientização e preservação do Córrego Correntinho, única fonte de abastecimento de água da cidade.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes fizeram um resgate historio do córrego e realizaram um mutirão para retirada do lixo das margens do Córrego Correntinho. Além de debaterem a temática em sala de aula eles ainda organizaram um passeio ciclístico e percorreram as principais ruas de Miracema mostrando para a população a importância da boa conservação do ribeirão. A ação envolveu cerca de 150 alunos das turmas de 6º, 7º e 9º ano da escola.

“O documentário conta um pouco da história do Correntinho e mostra o ótimo resultado que alcançamos em relação à conscientização do desperdício da água e da poluição do córrego. Não só entre os estudantes, mas com os familiares e a comunidade. É muito gratificante ver os alunos tão envolvidos com a causa”, descreve Marizan Lemos, professor idealizador do projeto e Amigo da Escola.

Semana da Água

A 2ª Semana da Água no Tocantins é uma iniciativa do Governo do Estado em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e dos Recursos Hídricos é responsável pela programação que vai de 21 a 29 de março e conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação, Agência Tocantinense de Saneamento, Saneatins e Sesc.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seduc