Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Programa Pintando a Liberdade será reativado às 14h terça-feira, 12, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre os secretários da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto e o da Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa Ribeiro Filho. O Documento define a reinstalação do programa na CPP - Casa de Prisão Provisória de Palmas e tem como objetivo ressocializar os detentos por meio da capacitação e profissionalização. A solenidade vai acontecer na Secretaria Estadual da Segurança, Justiça e Cidadania.

No Tocantins, o programa Pintando a Liberdade é executado, pela Secretaria Estadual da Juventude e Esportes (Sejuves) em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança, Justiça e Cidadania. Os detentos ocupam o tempo livre aprendendo a confeccionar e desenvolver bolas de futebol e redes esportivas. Além de diminuir o tempo da pena para os presidiários que trabalham, o programa também beneficia a família do detento através de um auxílio financeiro referente ao trabalho realizado.

Pintando a Liberdade

O Programa opera nos 27 estados do Brasil mais o Distrito Federal. São 90 unidades de produção em funcionamento. Ao todo, 12.700 detentos estão envolvidos no processo. Os convênios são firmados entre o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, e os governos estaduais.

As unidades de produção são instaladas em um espaço de, no mínimo, 100 m². Na fabricação de bolas, trabalham 15 detentos. Já na produção de uniformes, que pode envolver homens e mulheres, trabalham 80 pessoas. A inclusão do detento no projeto é uma decisão voluntária e os critérios de seleção são definidos pela administração do presídio. Os selecionados são capacitados por instrutores orientados pela Secretaria Nacional de Esporte. A maioria dos instrutores são ex-detentos que trabalharam no Pintando a Liberdade.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sejuves