Campo

Foto: Divulgação/Seagro

O Brasil assume hoje o papel de um dos maiores produtores de alimentos do mundo, responsável pelo abastecimento nacional e de mais 143 países, segundo dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Neste patamar, a agricultura familiar figura como fundamental na produção, responsável por 60% dos alimentos consumidos pela população. Com tamanha importância para o setor econômico e social, é que o governo brasileiro tem apostado em políticas públicas para fomentar a agricultura familiar.

Considerado um Estado com economia baseada na agropecuária, o Tocantins quer ser reconhecido como um Estado que proporciona oportunidades para o fortalecimento da agricultura familiar. Durante a 11ª edição da Agrotins, entre os dias 10 e 14 de maio, o Ruraltins, por meio do governo do Estado, realiza a 2ª Feira da Agricultura Familiar. Uma oportunidade para 280 pequenos agricultores expor e comercializar tudo que é produzido em suas propriedades. “Este é um dos meios que estamos oportunizando para a nossa população constatar a força da agricultura familiar no Tocantins, suas potencialidades e ainda adquirir produtos de qualidade”, enfatizou Olímpio Mascarenhas, presidente do Ruraltins.

Serão investidos cerca de R$ 190 mil na Feria Estadual da Agricultura familiar, recursos obtidos por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O dinheiro será aplicado na montagem da estrutura; custeio de hospedagens e alimentação; publicidade; e capacitação dos agricultores e técnicos do Ruraltins que prestam assistência no campo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ruraltins