Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Durante as aulas eles conheceram os principais movimentos artísticos do século XX, como o expressionismo, cubismo, abstracionismo, futurismo entre outros. Da observação dos principais pintores os estudantes das 3ª séries do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, de Guaraí fizeram uma releitura das obras e produziram novas pinturas. Nas mãos dos futuros artistas, tinta guache, cartolina, papel cartão e pincéis.

A exposição itinerante, já passou pela DRE – Diretoria Regional de Ensino de Guaraí, e nesta semana estará exposta na agência do Banco do Brasil do município. “Sabemos que é de grande importância ter a arte como meio para transformar a vida das pessoas e da sociedade, pois além de nos trazer um grande conhecimento sobre nosso passado, tem também a função de despertar em nós emoções e sentimentos diante do presente e do futuro”, explica a professora responsável pelo projeto, Maria das Graças.

Um dos estudantes que participa do projeto, João Marcos, já recebeu até proposta de comercialização de sua obra. Para o aluno os movimentos artísticos que mais o impressionou foi o abstracionismo e o expressionismo. “Nestas duas vertentes pude notar que os pintores passaram mais emoção e sentimento para suas telas, gostei disso. E eu não imaginava os nossos quadros fossem ganhar tanto destaque, estou muito feliz”, conta.

Fonte: Ascom Seduc