Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O vereador Fernando Rezende (DEM) criticou as empresas de transporte coletivo de Palmas, durante sessão ordinária desta quarta-feira, 04, na Câmara de Palmas. Segundo Rezende as empresas solicitam um aumento no valor da passagem, porém 30% dos veículos não estão em condições de transportar passageiros e a tarifa atual já é fruto de estudos do Conselho Municipal de Trânsito.

“Recebi um levantamento do transporte coletivo de Palmas feito pela secretaria municipal de segurança, trânsito e transportes. O próprio coronel Benvindo identificou uma série de irregularidades nos ônibus, como sistema de iluminação deficiente, campainha, limpador de para-brisa, terminal de direção e rolamento central com defeitos, além de pneus sem condições de trafegabilidade”, disse Rezende.

O documento apresentado pelo vereador traz informações sobre a vistoria ordinária do transporte coletivo de Palmas, previsto na Lei nº 1173/03. Nesta primeira vistoria foram fiscalizados 87 veículos dos 159 pertencentes à empresa Expresso Miracema, entre os dias 09 e 10 de abril de 2011. Dos 87 ônibus vistoriados, 26 (30%) foram qualificados como inseguros para o transporte de passageiros. Com relação à superlotação existente em horários de picos, foram solicitadas soluções imediatas às empresas que fazem parte do Sistema de Transporte coletivo de Palmas (SIT).

“Não existe fundamento no que está sendo requerido pela empresas. O Conselho Municipal de Trânsito concluiu um relatório em que a passagem ficaria no valor de R$ 2,20, já prevento manutenção e ampliação da frota, e aumento do salário dos motoristas. As empresas não estão fazendo manutenção em seus veículos, a prova está neste relatório apresentado pela secretaria”, afirmou o vereador.

Blitz

Rezende parabenizou o secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, cel. Benvindo, pela realização de Blitze periódicas em Palmas. “Esta ação contínua permite uma segurança maior à população. Na blitz os agentes conseguem fiscalizar a entrada de drogas e armas transportadas pelas ruas de nossa capital”.

O vereador informou que irá solicitar ao secretário que se realize Blitze, também, nas portas nas festas e shows. “Temos que fiscalizar tanto antes da festa, quanto depois. Vemos jovens consumir grandes quantidades de bebidas alcoolicas e pegar a direção de carros. É preciso garantir segurança aos pais de família, que correm risco quando estes jovens estão nas ruas dirigindo alcoolizados”, disse Rezende.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Fernando Rezende