Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Sistema de Defesa Agropecuária tocantinense será vistoriado pela Missão Européia entre os dias 23 e 24 deste mês. A equipe européia será acompanhada por representantes do DAS – Departamento de Sanidade Animal de Brasília, da SFA – Superintendência Federal da Agricultura do Tocantins e da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. A auditoria percorrerá escritórios e barreiras da Agência, além de propriedades rurais e um frigorífico registrado no SIF - Serviço de Inspeção Federal.

A missão da União Européia é habitual e objetiva avaliar os controles relacionados ao PNEFA (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), e as garantias necessárias para atender a certificação para exportação de carnes para este bloco. No Tocantins, este controle incluirá a fiscalização das vacinas em lojas agropecuárias, controle de trânsito em barreiras fixas e volantes, em especial, na extinta Zona Tampão, considerada nacionalmente livre de febre aftosa com vacinação no fim de 2010.

Se o Sistema for aprovado, ou seja, estiver em conformidade com os padrões sanitários exigidos por aquele continente, este, será integrado aos mais de 130 países que o Estado está habilitado a exportar produtos cárneos. "Temos um Serviço de Defesa Sanitária Animal que é referência no Brasil, com altos índices vacinais e um status sanitário livre de febre aftosa com vacinação há 14 anos, por isso estamos confiantes", destacou o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz.

O responsável pelo PNEFA no Tocantins, Luís Eduardo Rocha, afirma que a expectativa é que o resultado da avaliação seja positivo, afinal, o Sistema que é desenvolvido no Estado é aprovado por vários países. "Estamos otimistas porque todas as exigências sanitárias estão sendo cumpridas", ressaltou.

Dentro do roteiro das visitas da Missão Européia, além do Tocantins, está o estado de Rondônia e o Distrito Federal.

Dados

Hoje o Tocantins conta com mais de 52 mil propriedades rurais voltadas a criação de gado, das 69.329 propriedades rurais cadastradas. O rebanho de bovinos e bubalinos, conforme dados da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro de 2010, ultrapassa os 7,9 milhões de animais. Neste período, o índice vacinal registrado foi 99,52% do rebanho imunizado, colocando o Tocantins em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Mato Grosso que registrou 99,74% do rebanho imunizado.

Fonte: Ascom Adapec