Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A cidade Colinas do Tocantins venceu o Dia do Desafio contra a concorrente Valdez da Venezuela. Após um dia inteiro de muitas atividades, Colinas foi declarada vencedora do Dia do Desafio conseguindo mobilizar 16.108 pessoas, o equivalente a 52.23% da população. Para vencer este desafio elas tiveram que realizar atividades físicas durante quinze minutos no dia 25 de maio. A cidade de Valdez teve a pontuação zerada por não entregar os dados no prazo estipulado pela organização.

Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto” a cidade de Colinas literalmente se mexeu para praticar pelo menos 15 minutos de atividades físicas. No dia 25 de maio, mais de 16 mil pessoas se mobilizaram para caminhar, dançar, praticar esportes, fazer alongamento, andar de bicicleta, enfim, realizar qualquer tipo de atividade física. O evento foi realizado pela Prefeitura de Colinas e contou com a promoção e organização do Sesc e Fecomércio Tocantins.

O prefeito José Santana Neto considerou o Dia do Desafio como uma ação de prevenção a saúde, na qual o cidadão colinense pode refletir sobre a importância da atividade física em sua vida, e como 15 minutos fazem a diferença. "Para nós não importava vencer, mas sim, despertar no colinense a necessidade de praticar atividade esportiva. Estamos felizes com a mobilização de nossa comunidade e temos a certeza, que a partir de agora novos hábitos tornar-se-ão rotina", explicou o prefeito.

Para o Presidente da Fecomércio Hugo de Carvalho, a adesão dos colinenses surpreendeu. “Fiquei maravilhado em ver toda a população se exercitando, praticando esporte. Eram crianças, jovens, adultos e até velinhos que decidiram que era importante parar, pelo menos quinze minutos, para dedicar-se a uma atividade física. Independente do resultado fico feliz por saber que a cidade apoiou o Dia do Desafio e espero que a partir do dia 25 de maio, todos os colinenses tenham consciência da importância da prática esportiva em suas vidas. Isso é bom para o corpo, alma e para a mente”, disse.

Resultado

A instituição responsável em receber os dados dos competidores no Brasil é o Sesc –SP, entretanto o regional do Tocantins entrou em contato para saber porque Valdez tinha zerado e a informação repassada ao Sesc-TO foi de que, devido a situação política da Venezuela, bem como de alguns outros países da América do Sul que participaram do Dia do Desafio, eles tiveram dificuldades em repassar os resultados. Para manter o cronograma do Dia do Desafio o Sesc-SP teve que aplicar a regra do regulamento, fazendo com que várias cidades tivessem seus resultados zerados por não enviarem os dados a tempo.

Para o Diretor Regional do Sesc Tocantins Marco Antonio Monteiro, independente do resultado, Tocantins ainda busca outras formas de saber o número de habitantes de Valdez que participaram do Dia do Desafio. “Gostaríamos de saber o resultado até como prestação de contas para a sociedade tocantinense e principalmente para os colinenses. Para isso acionamos alguns amigos do Regional de Roraima, que faz divisa com a Venezuela, para saber se conseguimos algum contato em Valdez, além de mandar email para veículos de comunicação da Venezuela na busca de alguma informação. Sabemos que o maior resultado é a participação da comunidade, mesmo assim vamos tentar ao máximo saber de Valdez, a quantidade da população de lá que participou do Dia do Desafio”, explicou Monteiro.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O Sesc SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Fonte: Ascom Sesc