Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Joatan Silva

No segundo dia da programação da Semana do Meio Ambiente, a Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, através da Subsecretaria da Produção de Energia Limpas, apresenta um aquecedor solar de construção manual. De acordo com o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente, o aquecedor manual é uma iniciativa importante e barata, que pode gerar uma economia de 20% no consumo doméstico de energia elétrica.

“Através de equipamentos como esse aquecedor manual podemos aumentar o consumo de energias renováveis, contribuindo assim com a preservação ambiental”, avaliou Ailton Parente. Para construir o aquecedor solar manual apresentado pela Seagro são necessários 60 garrafas de refrigerante 2 litros, 50 caixinhas de leite, uma caixa d’água e outros equipamentos de encanamento.

A instalação do equipamento custa cerca de R$ 200,00 e garante o aquecimento da água para chuveiro, pia da cozinha e do banheiro. Durante a exposição, técnicos da Seagro distribuem uma cartilha, com o manual de construção do aquecedor.

A Subsecretaria de Produção de Energia Limpas também fará a apresentação do aquecedor solar manual na quinta-feira, 9 de junho, aos alunos das escolas públicas e particulares no Parque Cesamar. Essa programação também faz parte da 17ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 6ª Semana do Meio Ambiente de Palmas – a promoção é da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de 6 a 10 de junho.

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente aconteceu na manhã desta terça-feira, 7 de junho, no auditório da ATM - Associação Tocantinense de Municípios. Compareceram ao evento, entre outras autoridades, o vice-governador do Tocantins, João Oliveira, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Divaldo Rezende, o subsecretário Executivo da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter de Pádua, e o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente, o prefeito de Palmas, Raul Filho, e o deputado estadual Marcello Lélis.

Fonte: Ascom Seagro