Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A comunidade vai poder sugerir políticas públicas de saúde e eleger delegados representantes, na IX Conferência Municipal de Saúde de Palmas, que será aberta nesta terça-feira, dia 14, às 13 horas, no auditório Cuíca da UFT. O evento vai até o dia 15, com exposições, mesas de conversas, debates e plenárias que vão reunir usuários e gestores do sistema público municipal de saúde.

Cidadania

De acordo com Samuel Bonilha, secretário da Saúde de Palmas (Semus), esta é uma oportunidade ímpar para a comunidade opinar, sugerir, formatar ações públicas de saúde que mais se adequem às realidades específicas de cada região.

“Com a participação popular, estamos construindo o Sistema Único de Saúde (SUS) que todos queremos, é um ato de cidadania, por isso é muito importante que todos participem das discussões” - assegura o secretário.

O desafio

Segundo Héber de Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Palmas (CMS), o grande desafio do SUS é o acesso, com acolhimento de qualidade de todos os usuários.

“ O SUS é o maior e mais completo sistema público de saúde do mundo, grande e importante patrimônio de todos os brasileiros que tem, na qualidade do acolhimento e atendimento de seus usuários, a sua principal ferramenta de ajuste, na atualidade” - argumenta o presidente, destacando que o controle social é a principal peça para essa finalidade.

IX Conferência Municipal de Saúde de Palmas começa nesta terça, 14

No dia 15, a partir das seis horas da manhã, o CMS colocará à disposição dos movimentos sociais, três ônibus para a participação popular a nas plenárias, nos debates e palestras, e na eleição dos 219 delegados que representarão Palmas na conferência estadual.

O evento contará com com a presença do Prefeito Raul Filho, do secretário Samuel Bonilha, do conselheiro Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior , do Diretor na ANVISA, Neilton Araújo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Héber de Oliveira, conselheiros locais de saúde, além de segmentos organizados da sociedade e servidores públicos municipais de saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus