Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário da Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa Ribeiro Filho, deu início aos trabalhos do “I Encontro Estadual de Prefeitas Municipais e Primeiras Damas do Tocantins”. O evento que acontece durante todo o dia desta terça-feira, 21, no auditório do Palácio Araguaia leva o tema “Um Olhar materno sobre o drama das Drogas em nossos Municípios”.

“Esse encontro é certamente um dos mais importantes eventos já realizados pela Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania dada a relevância e gravidade a tudo que estamos passando no Brasil por causa do consumo de drogas”, disse Ribeiro Filho.

Segundo ele é preciso que os governantes amem os usuários incondicionalmente para libertá-los do vício. Disse também que o Grupo Amor-Exigente, que trabalha com apoio as famílias de usuários de drogas, representam não somente a dor dos pais mais a de uma esposa que tem o marido dependente químico, de um filho que tem um pai viciado em álcool. “Sempre tem alguém sofrendo nas relações familiares onde se tem o consumo de drogas”, afirmou.

Ribeiro Filho esclareceu que somente com pulso firme a epidemia das drogas será vencida. “Seremos implacáveis com os traficantes de drogas. Essa é a determinação do Governador Siqueira Campos. Mas também continuaremos fortalecendo os nossos conselhos não só o de combate às drogas, mas também o do idoso, da Criança e do Adolescente”.

De acordo com o Secretário da Segurança a cada 100 pessoas que são soltas das Unidades Prisionais do Brasil, 70 são recapturados no período de dois anos. Um problema que precisa de solução. No Tocantins, são presos, na grande maioria, negros ou pardos, pobres, analfabetos e usuários de drogas. Na maior parte dos casos são crimes cometidos para manter o consumo ou o tráfico de drogas.

I Encontro Estadual de Prefeitas Municipais e Primeiras Damas do Tocantins

Os participantes do encontro foram agraciados com a apresentação do Coral dos alunos da Escola Princípios da Sabedoria que cantaram e expuseram um vídeo sobre a responsabilidade das pessoas para a prevenção da natureza.

Às 11 horas teve início à palestra magna de abertura ministrada pela 1ª Vice Presidente da Federação Brasileira do Amor-Exigente (FEAE), Mara Silvia Menezes.

De acordo com Mara, a cada 07 famílias, uma tem problemas com álcool e drogas. “Estamos diante de um problema grave. É importante que os pais detectem os sinais que os filhos emitem quando estão com dependência química. O mais importante é a prevenção para se diminuir as perdas. Na palestra vou falar das responsabilidades de cada um. Para que possamos evitar as conseqüências das drogas precisamos fazer a prevenção”, relatou.

A partir das 14 horas estão previstos apresentação dos trabalhos realizados em projetos com crianças de Formoso do Araguaia (Funcef), do Hip e Hop em Ação, e de Colinas do Tocantins.

O Encontro será encerrado com a Solenidade de Premiação do I Concurso Estadual de Cartazes.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSJC