Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Jornalista Antoninho Rossini

Jornalista Antoninho Rossini Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Jornalista Antoninho Rossini Jornalista Antoninho Rossini

O jornalista e escritor Antoninho Rossini, de São Paulo, será um dos palestrantes desta quinta-feira, 28, no Café Literário, às 20h30, ele falará sobre o jornalismo e a literatura. Antoninho é autor do livro “Além dos Rios”, uma história do navegador solitário do Rio Araguaia Aladir Murta.

Antoninho já veio ao Tocantins várias vezes, conhece parte da cultura, das belezas e dos encantos do Estado mais jovem do Brasil. Durante a palestra, o jornalista fará uma brincadeira com o jornalismo e a literatura, mostrando a relação entre os dois e citará exemplos de jornalistas que no decorrer da vida profissional tornaram-se escritores.

Quanto às transformações tecnológicas, Antoninho conta que é uma mudança sem volta, se pensava que com o advento da tecnologia, iria se trabalhar menos, pela rapidez na execução das tarefas, mas ocorreu o contrário, os profissionais vivem mais atarefados, com mais compromissos. Mas ele frisa que as pessoas não devem deixar de lado sua personalidade, em detrimento da tecnologia.

Antoninho Rossini ressalta que o jornalismo está sitiado, porque a prática jornalística não tem mais a autenticidade, porque hoje, qualquer pessoa de todas as idades pode com seu celular registrar uma ocorrência e passar a informação adiante. Antoninho também citou que atualmente são instaladas 62 câmaras por hora no mundo, só para citar como o modo de viver da sociedade também se transformou.

O jornalista trabalha para um jornal, é articulista de outro, atua numa rede de TV, ministras palestras e é editor de livros. Como lição de vida, ele contou que todos os dias, reserva uma hora para a meditação como forma de trabalhar o equilíbrio no dia-a-dia.

(Ascom Seduc)