Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Ilha Porto Real, em Porto Nacional, 60 km de Palmas, encerrou neste final de semana a alta temporada de praia, com shows e competições esportivas. No sábado, 30 de julho, aconteceram os shows com Mestre Nona e Wedson Ferreira, já nas quadras e na barraca de esportes, jogos futebol de areia, vôlei de duplas e tênis de mesa nas categorias masculino e feminino. E no domingo, dia 31 de julho, houve a premiação para as equipes campeãs, e shows para cerca de 6 mil pessoas, conforme dados da Polícia Militar.

A primeira banda a se apresentar foi a Balança-í do Brasil, de Gurupi, com 7 anos de estrada, possui 15 componentes. A banda gravou um clipe ao vivo, no palco da praia, da música ‘ Moleque Piranha’. O vocalista Ed, conta que “tudo começou como uma brincadeira e agora a música está estourada na internet”. Em seguida foi a vez da banda Quebraê, fechar a temporada com muita suingueira para o público que compareceu à Ilha.

A temporada 2011 da Ilha Porto Real superou as expectativas de participação da comunidade. Para o secretário de Cultura e Turismo, Jefferson Lopes “a praia está aprovada pela população e isto é comprovado pelos resultados positivos que obtivemos”, ressalta. Jefferson lembra ainda que este ano, houve uma participação maior da comunidade na programação em geral em relação aos outros anos, e o mais importante é que “fechamos a temporada com chave de ouro, sem ocorrências policiais, foi uma temporada sadia, prazerosa, de calor humano, foi uma temporada de família”, enfatiza.

O secretário Executivo de Esporte, Recreação e Lazer, João Leite, ao analisar todas as temporadas que já participou, comenta que “este ano foi o maior sucesso, todos os turistas que passaram aqui, elogiaram e ficaram encantados com a estrutura”. João Leite nota que “o número de atletas que participaram dos jogos foi mais de mil, e as pessoas atendidas pela secretaria de esportes foram cerca de 4.000 turistas que utilizaram bolas, petecas, jogaram tênis de mesa, dominó, baralho”. Graças ao apoio recebido e a parceria de sucesso da Prefeitura Municipal e Secretaria de Esporte com a colaboração da Investco, foram distribuídos mais de R$ 8 mil em prêmios aos competidores. De acordo com a Lorrane Farias, atleta que ficou em primeiro lugar no tênis de mesa e em segundo no futebol de areia feminino, pela equipe do Cometa, é muito bom participar das competições. “Todos os anos eu jogo e o prêmio é um incentivo para quem gosta de esportes,” garante.

No geral, quem compareceu à Ilha Porto Real, percebeu ao finalizar a temporada de 2011, que houve maior participação e envolvimento nas atividades por parte do público, sem contar com o grande número de turistas que vieram de várias partes do Estado. “O fato de encerrar as atividades da alta temporada não significa que a comunidade não terá mais a estrutura da praia” é o que esclarece Jefferson Lopes. A partir desta segunda, dia 1º de agosto, começa a baixa temporada que se estende até o final do ano, onde os restaurantes, as canoas, a balsa, continuam funcionando para atender a comunidade de Porto Nacional”, salienta. Ao fechar a temporada Jefferson se diz “satisfeito em perceber que os resultados são positivos”, enfatiza.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Porto Nacional