Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para integrar o SNT – Sistema Nacional de Transplantes o Governador Siqueira Campos vai publicar ato que institui a CNCDO – Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Tocantins, que será em seguida credenciada pelo MS – Ministério da Saúde.

Em reunião nesta quinta-feira, 04, o secretário da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, e o secretário-extraordinário de Gestão Hospitalar, Raimundo Boi, receberam o coordenador-geral do SNT/MS, Heder Murari Borba, e Railda Costa Rufo, consultora técnica do SNT/MS, para pactuar a parceria entre as instituições.

O coordenador-geral afirmou que o credenciamento viabilizará a transferência de recursos para implantação dos serviços, “sem a CNCDO fica inviável qualquer projeto de transplante, e é muito bom para o Estado, que era o único não cadastrado no País”. Na avaliação do secretário Raimundo Boi, “é um avanço em apenas um ano o Tocantins possibilitar transplantes de órgãos”.

Já o secretário Arnaldo Nunes ressaltou que “a estrutura física dá condições de oferecer o serviço, agora vamos investir em capacitar profissionais junto ao Ministério da Saúde”, finaliza.

O governador Siqueira Campos disse que tudo o que tiver que ser feito pelo Governo para estruturar e melhorar a Saúde Pública na Capital do Estado será feito, pois “Palmas é uma área de convergência para todas os municípios do Tocantins e para os Estados fronteiriços”, afirma.

A decisão política do Governo insere o Tocantins num dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, que possui 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes. O Sistema Nacional de Transplantes já está presente em 25 estados do País, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Ainda neste mês de agosto, as equipes multiprofissionais serão treinadas no Hospital Israelita Albert Einstein – SP, com total custeio de despesas pelo MS. Para Borba até o final deste ano o Tocantins estará apto para realizar transplantes de córnea e rins, que são os órgãos mais transplantados. As estatísticas do SNT demonstram que em 2010 foram 4.660 rins e 12.923 córneas transplantados, a maioria dos procedimentos realizados pelo SUS.

CNCDO

O Núcleo da Coordenação de Transplantes funcionará nas instalações do Complexo Regulador (Anexo VII da Sesau), situado à quadra 204 Sul. (Ascom/Sesau)