Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/Conceltins

Foto: Divulgação/Conceltins

O presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins), Jairo Soares Mariano, e os conselheiros Marta Barreira Lustosa Ribeiro (representante do Poder Público – Associação Tocantinense dos Municípios) e Rudnei Fonseca (representante da Classe Residencial – Consumidores) acompanharam nesta segunda-feira, 8 de agosto, uma equipe da Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (SFE /Aneel) durante fiscalização na sede da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins), em Palmas.

Os técnicos da SFE /Aneel estiveram nos departamentos técnico e comercial da concessionária verificando a qualidade energia elétrica fornecida ao consumidor tocantinense. A verificação segue até a próxima sexta-feira, 12 de agosto.

“Nossa contribuição foi repassar informações de como anda a qualidade da energia elétrica fornecida pela Celtins. Geralmente os problemas se concentram mais na falta de energia não programada acarretando problemas, principalmente para empresários”, explicou Mariano.

O Conceltins

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) foi criado em 20 de dezembro de 1993. O órgão é formado por um representante de cada classe consumidora: residencial, comercial, industrial, rural e poder público, além de contar com um representante do Procon, num total de 12 membros (titulares e suplentes). Os conselheiros prestam um trabalho voluntário e não recebem nenhum tipo de pagamento.

O principal papel da entidade é defender os interesses dos consumidores de energia elétrica junto a Celtins - concessionária de energia elétrica. Entre outras atribuições, destacam-se também a cooperação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização dos serviços prestados, acompanhamento da evolução da legislação e da regulamentação do setor e demais ações da classe consumidora.

Qualquer consumidor pode fazer contato com órgão para fazer reclamações sobre serviços oferecidos pela Celtins ou outro assunto ligado ao fornecimento de energia elétrica em território tocantinense. (Ascom/Conceltins)