Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – iniciou a vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, nesta segunda-feira, 08 e segue até o dia 15 de setembro. No total, cerca 28 mil bovinos, independente da faixa etária, devem ser imunizados. A vacinação na Ilha é realizada em uma única etapa e ocorre no período de estiagem das chuvas, para facilitar o acesso dos técnicos aos animais, já que no período chuvoso 80% de sua área fica inundada. A comprovação é feita no ato da vacinação.

De acordo com a coordenadora de Sanidade Animal da Adapec, Keyte Moreira, as vacinas para a imunização do rebanho dos indígenas serão custeadas pelo Governo do Estado. “Já as vacinas dos retireiros serão pagas pelos proprietários e nós faremos a execução dos trabalhos. Tudo isso, para assegurar que todo o rebanho seja vacinado”, destaca.

Para o presidente da Adapec, Geraldino Ferreira Paz, a ação estratégica visa colaborar com a manutenção do status sanitário do Tocantins, livre de febre aftosa com vacinação. “Sabemos das dificuldades de locomoção, mas temos o compromisso de preservar a sanidade do rebanho tocantinense”, ressalta.

Ilha do Bananal

Localizada na região Sudoeste do Tocantins, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com uma área aproximada de dois milhões de hectares.

A imunização do rebanho existente na Ilha, abrange uma área composta pelos municípios de Araguaçu, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Pium, Caseara, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

Dados

Em 2010, na Ilha do Bananal foram imunizados 27.187 bovinos, destes 5.787 perteciam aos indígenas e 21.400 aos produtores rurais. (Ascom/Adapec)