Campo

Foto: Divulgação

Os agricultores familiares de Aliança do Tocantins e Crixás, na Região Sul do Estado, a partir desta sexta-feira, 12 de agosto, vão poder comercializar seus produtos e conseqüentemente aumentar a renda, tendo como aliado o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta Local da Agricultura Familiar. Neste dia, o Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário (Seagro), lançará o programa para os dois municípios. O evento acontecerá, às 8h30, no auditório da Câmara Municipal de Aliança.

Segundo o chefe da Unidade Local de Execução de Serviços do Ruraltins, em Aliança, Ribanez de Sousa Rocha, cerca de 50 produtores estão aptos a participar do Compra Direta Local. “ Nosso objetivo com esse lançamento é divulgar o programa e despertar o interesse de mais agricultores”, pontuou o técnico.

PAA

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta Local) é uma das ações do Governo Federal, executado pelo Governo do Estado por meio do Ruraltins, em parceira com o MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e prefeituras municipais. O PAA tem por objetivo adquirir dos agricultores familiares produtos a preços justos e doá-los a entidades beneficentes, como creches, casas de idosos, escolas, associações dentre outras, garantindo assim alimentos de qualidade às pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar.

Este ano serão investidos no Tocantins aproximadamente R milhões de reais, sendo que cada agricultor pode vender, anualmente, até o limite de R$ 4,5 mil. (Ascom/Ruraltins)