Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A juventude petista de Palmas já se mobiliza para organizar o II Congresso Municipal da JPT. Neste domingo, 28, o secretário nacional da JPT, Valdemir Pascoal, e o secretário municipal da Juventude do PT, Iranilto Sales, fizeram o lançamento oficial do Congresso e convidaram a juventude a assumir os compromissos de discutir o papel estratégico que pode desempenhar no desenvolvimento econômico e social do país. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, do deputado estadual Zé Roberto e do secretário geral do Partido, Jozafá Maciel, além de dirigentes e lideranças juvenis.

“Todos nós somos responsáveis por mobilizar e levar a juventude para a discussão na sociedade. Precisamos fazer um Congresso para que a juventude de Palmas veja que o PT é um partido diferente, sério e comprometido”, destacou Iranilto Sales.

Valdemir Pascoal tem percorrido todos os estados brasileiros mobilizando a juventude para o Congresso e reforçando o compromisso do Partido em promover políticas públicas para esse grupo social. “A juventude precisa estar concatenada com as ações do Governo, no âmbito municipal, estadual e federal. Discutir política vai além da questão geracional, mas busca o bem do país. Nenhum governo se preocupou tanto com políticas públicas para a juventude como o governo do PT. No Governo Lula, foram 32 programas de políticas públicas para juventude, as quais a presidente Dilma dará continuidade e aperfeiçoará ainda mais. Prova desse compromisso é o fato dos jovens Severine Macedo e Gabriel Medina serem respectivamente secretária nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude”, afirmou.

Pascoal reforçou o convite para que a militância jovem petista participe do II Congresso Nacional da Juventude PT, que será realizado em Brasília, de 12 a 15 de novembro, com o tema "Uma nova geração para transformar o Brasil", e também da II Conferência Nacional da Juventude, que acontece de 07 a 10 de dezembro.

Donizeti Nogueira falou aos jovens sobre os desafios de ser um dirigente. “Não é fácil ser um dirigente de partido, pois exige tempo, compromisso, trabalho e dedicação. Mas é preciso ser feito, pois esse grupo que está hoje na liderança em breve não estará mais e por isso precisamos formar novos dirigentes para dar continuidade à nossa luta”,destacou. Jozafá Maciel reforçou a necessidade de a direção estadual estreitar cada vez mais as relações com a juventude. “Afinal, é na juventude que renovamos nossos quadros”, completou.

Já o deputado estadual José Roberto, que também é membro da Comissão de Juventude da Assembleia, reforçou o compromisso com o grupo. “A juventude precisa trazer suas bandeiras de luta para a discussão. Nós estamos à disposição para junto com vocês levar os temas da juventude ao debate junto à sociedade”.

II CONJPT

A realização dos Congressos Municipais antecede às etapas Estaduais que são preparatórias para o Congresso Nacional. Os municípios têm até o dia 3 de setembro para inscreverem suas Comissões Organizadoras. Cerca de 50 municípios do Tocantins estão aptos a realizar as etapas municipais, sendo eles aqueles que possuam três ou mais filiados com mais de um ano de filiação e com idade de 16 a 29 anos. A data limite para a realização das etapas municipais é 18 de setembro. Já o prazo para a realização dos Congressos Estaduais é 30 de outubro. (Ascom/PT)