Geral

Foto: Divulgação Ruimar, concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade Ruimar, concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade

Ruimar Antônio de Farias, descendente de negros e morador da Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, foi indicado ao Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, que tem por objetivo valorizar as pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania.

Ruimar, concorre ao prêmio por defender os interesses da comunidade junto aos governos federal, estadual e municipal, garantindo a permanência dos agricultores quilombolas no campo de maneira digna e sustentável. Uma de suas conquistas foi a implantação do projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável na comunidade, em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Trabalhando de forma organizada, a comunidade conseguiu receber um trator e uma casa de farinha, doados pela fundação. Os benefícios contribuíram para aumentar a produção do lugar e melhorar a qualidade de vida das 37 famílias de Lagoa da Pedra e de pequenos produtores rurais de outras localidades, além de se tornar mais uma fonte de renda.

De acordo com Ruimar Antônio, outras ações também vêm contribuindo para o fortalecimento da comunidade. Em 2007, com apoio e assistência técnica do Ruraltins, foi implantada no local uma horta comunitária no Sistema Mandala, que integra produção de frutas, verduras e a criação de aves e peixes num mesmo espaço. Toda produção é distribuída entre os moradores e o excedente vendido no comércio de Arraias e região, o dinheiro arrecadado é repartido entre os participantes. “ Isso tem contribuído para o crescimento da comunidade, pois surgiram mais postos de trabalho e a pobreza diminuiu. Vejo a indicação ao prêmio, como reconhecimento e incentivo para prosseguir lutando, mantendo vivas nossas tradições”, concluiu Ruimar.

Comunidade Lagoa da Pedra

A Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra fica a 420 km de Palmas e a 35 km da cidade de Arraias, na Região Sudeste do Estado. A comunidade é formada por 37 famílias, com cerca de 180 pessoas, vivendo numa área de 80 hectares, tendo como principal fonte de renda a agricultura familiar, pecuária e a criação de pequenos animais. Lagoa da Pedra é uma das 15 comunidades remanescentes de quilombos do Estado e há sete anos foi reconhecida nacionalmente pela Fundação Cultural Palmares, como comunidade quilombola. Com mais de 150 anos de existência, ainda preserva suas origens , crenças e costumes. Os integrantes da comunidade cozinham em fogão caipira, entoam cantigas de roda, dançam a sússia e a roda de São Gonçalo.

Premio Betinho – Atitude Cidadã

O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, é uma iniciativa do COEP (Rede Nacional de Mobilização Social), que pretende valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a promoção da cidadania. A votação ocorrerá de 09 de agosto a 20 de novembro de 2011, via internet, no endereço: www.coepbrasil.org.br/premiobetinho. Em cada município é escolhido dentre os candidatos aquele que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O mais votado por município receberá o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros. (com informações do COEP)

PARA VOTAR ACESSE: http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho