Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Moradores da Quadra 1304 Sul comemoraram mais uma conquista na tarde dessa última quarta-feira, 31, com a inauguração do Centro Comunitário e do Posto Policial entregue pelo prefeito de Palmas Raul Filho. Na oportunidade foi implantado o programa “Acolher para Crescer”, que está vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O Prefeito Raul Filho, destacou a importância do Centro Comunitário e do Posto Policial para toda a comunidade, dando ênfase ao seu comprometimento, juntamente com o governo federal, para contemplar outras quadras. “Essa ação não é apenas um marco físico, mas vem coroar a população com o seu conteúdo, levando mais conhecimento, mais segurança e inclusão produtiva para toda a comunidade de forma muito especial,” disse.

O Prefeito também frisou que vai se empenhar juntamente com o governo federal para contemplar outras comunidades, além de assegurar aos moradores da 1.304 Sul mais iluminação e outros benefícios. Para o Secretário de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte, a ação é mais que desenvolve um trabalho preventivo que visa à promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que vivem na cidade de Palmas.

“O local é apropriado para atender todas as demandas que os moradores da 1304 necessitam, pois, o Centro Comunitário, possui um amplo espaço dotado com varias salas e as suas instalações são apropriadas para levar aos adolescentes cursos de inclusão digital, segurança e atendimento as famílias”, enfatizou Suarte.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Kenniane Lenir Nogueira, destacou que o momento era de agradecimentos e celebração e lamentou a falta de compromissos de outras construtoras que não honraram os prazos para entrega das obras que se encontram paralisadas. “Hoje estamos entregando para esta comunidade mais uma obra, construída dentro do prazo previsto e que vai gerar muitos frutos. Mas, lamento por outras obras que ainda se encontram paralisadas por irresponsabilidade de construtoras que não honraram seus compromissos, comprometendo, assim, todo andamento e desenvolvimento de outras comunidades”, finalizou Kenniane.

A senhora Eudete Ribeiro de Araujo, 68 anos, moradora há mais de nove anos na quadra, ressaltou que o Centro Comunitário chegou em um momento oportuno. “A base está bem localizada dentro da quadra e chegou em boa hora. O numero de jovens e moradores tem crescido muito nesta área ao longo desses anos e o local servirá como uma espécie de elo, que unirá os moradores, além de oferecer segurança aos nossos filhos e netos”, disse.

Participaram também da solenidade o deputado estadual Wanderlei Barbosa, o deputado estadual Eli Borges, além de secretários, vereadores, presidentes de associações, entre outras autoridades.

O Programa

O programa Acolher para Crescer trás um sub projeto, o “Conhecer para Crescer” criado em 2005 pela deputada estadual e primeira dama de Palmas, Solange Duailibi, o qual tem como principal objetivo levar aos adolescentes cursos de inclusão digital para inseri-los no mercado de trabalho.

O programa atende jovens entre 12 e 17 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas. Estes são abordados por educadores sociais que posteriormente entram em contato com a família e a partir de então se inicia o atendimento familiar. (Ascop)