Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Baquetas, surdos, taróis, tênis, e hino nacional na ponta da língua, tudo pronto para comemorar uma das datas cívicas mais importantes do calendário nacional, o dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Os estudantes das escolas estaduais serão os grandes protagonistas desta festa, seja com as fanfarras ou no desfile de apresentação das unidades escolares. As festividades estão marcadas para ter início às 17h45min, na AV. LO 01, lado sul da Praça dos Girassóis.

Este ano a escolas vão para a avenida, tendo como temática ‘Brasil Independente Socialmente Desenvolvido’, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio’. Dentro destes assuntos cada uma das sete escolas que se apresentam, ainda desenvolverá durante o desfile outros subtemas, como forma de instigar na sociedade discussões em torno do desenvolvimento consciente de modo local e global.

No Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cassia, a participação dos estudantes, foi tão assídua que houve até sorteio para definir quais seriam os alunos que participariam do desfile. “Se deixássemos toda escola participaria do evento, mas tivemos que fazer o sorteio, porque, até por uma questão de organização”, explica a coordenadora pedagógica, Meirian Lopes.

Este ano a escola irá desfilar com 120 estudantes, contando entre pelotão e fanfarra além de um grupo de alunos que farão coreografia sobre o tema ‘Valores Morais’. Aigres Karol Filgueira, que cursa o terceiro ano de ensino médio é uma delas, a menina conta que não foi nenhum esforço passar horas ensaiando para fazer bonito, e que acima de tudo aprenderam bastante com o tema. “Estudamos sobre ética, cidadania e cooperativismo, princípios que conseqüentemente levam a paz, e a escola tem um papel muito importante, porque é através dela é que aprendemos a construir estes valores”, explica. Na unidade de ensino, os ensaios acontecem até um dia antes do desfile às 18h.

Programação 7 de setembro

Às 8h acontece o hasteamento das Bandeiras no Palácio Araguaia. Participam a Banda da Polícia Militar e os alunos do Colégio Militar de Palmas. Já o arriamento das bandeiras está marcado para às 18h no Palácio Araguaia pela banda da Polícia Militar.

Às 17h45min começa o desfile cívico militar com a participação das escolas das redes estadual e municipal, os Pioneiros Mirins, a Marinha, o Exército, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Metropolitana.

Escolas que entram na avenida

Escola Estadual Professora Maria dos Reis - Tema: Erradicar a fome, a pobreza e o trabalho infantil;

Escola Estadual Liberdade – Tema: Saúde/ Drogas/ Valorização do ser na gravidez;

Escola Estadual Beira Rio – Tema: Tecnologia e Inclusão Profissionalizante;

CEM Taquaralto – Tema: Educação Profissionalizante e Ensino Básico Universal;

CAIC – Tema: Multiculturalismo, Diversidade e Inclusão;

Escola Estadual Vila União – Tema: Sustentabilidade Ambiental

CEM Santa Rita de Cássia – Tema: Valores Morais, Sociais e Éticos (Ascom Seduc)