Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta terça-feira 6, durante a programação da XIV Exposição Agropecuária de Colinas do Tocantins – Expocolinas 2011, a agricultura familiar será o tema central das palestras. O tema será abordado dentro da Rota Rural – I Circuito Agropecuário, onde produtores da região poderão se informar sobre os avanços e as potencialidades da agricultura familiar, o programa de apoio ao agricultor familiar e o TO Legal – Programa de Adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural.

As palestras começam a partir das 13h45 até às 17 horas, no auditório Alberto de Deus Guerra, dentro do parque de exposição. Outras palestras também estão programadas para esta terça-feira, das 17 às 19H30, dentro do Programa Sebrae Mais.

Dando continuidade a programação da Expocolinas, a atração desta noite será a banda Mala 100 Alça. Os ingressos para o show custam R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00, meia. Os postos de venda são Lojas Fama, Posto Brasil e Supermercado São Judas Tadeu.

XIV Cavalgada

A XIV Cavalgada de Colinas do Tocantins reuniu mais de dois mil cavaleiros e amazonas. Foram 43 comitivas participantes, tanto de Colinas como de outras cidades vizinhas, como Brasilândia, Barrolândia, Itacajá e Paraíso do Tocantins. Os integrantes da Cavalgada passaram por um percurso de cerca de cinco quilômetros, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade. Os colinenses lotaram as ruas para assistirem a tradicional cavalgada.

Logo após o evento, a diretoria do Sindicato Rural de Colinas do Tocantins entregou a premiação para as comitivas. A comitiva “Os Muladeiros”, do Sindicato Rural de Paraíso, ganhou o troféu da comitiva mais organizada; a maior comitiva e a que teve o maio número de animais bovinos foi a do Posto Brasil. O cavaleiro adulto melhor caracterizado foi José Maria, da Comitiva Compra e Venda de Bovinos Dairim e Tiago; e o cavaleiro mirim melhor caracterizado foi da comitiva de João Lázaro. A amazona adulta melhor caracterizada foi Abielma, da Comitiva Roseta Batida; e a amazona mirim melhor caracterizada foi Sara, Comitiva Amigos de Brasilândia.

O destaque da Cavalgada foi para a Comitiva de Barrolândia, que trouxe um carro de boi para desfilar. O cavaleiro mais idoso foi o senhor Raul Branco, de 79 anos, da comitiva Posto Brasil. A carroça mais organizada ficou para a comitiva do Banco da Amazônia. O eqüino mais bonito foi para o cavaleiro Vanderlei Júnior; o muar mais bonito, Ton Célio; o boi mais bonito, Fazenda Bom Sossego.

Continuando a premiação do Sindicato, a Comitiva Amigos da Fé recebeu o troféu de melhor tralha de argola estilo estradão. A Fazenda Bom Jesus ficou com o troféu do menor bovino; e o menor cavalo foi para a Comitiva do Supermercado São Judas Tadeu. E o menor muar foi para a comitiva Invernada Grande.

Abertura oficial

A abertura oficial ocorreu no sábado e teve a presença de várias autoridades. Estiveram presentes na solenidade o senador João Ribeiro (PR), o vice-governador João Oliveira, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, a deputada estadual Amália Santana, além de outros prefeitos de cidades da região, representantes de entidades, liderança políticas estaduais e municipais. O secretário estadual de Planejamento e Modernização, Eduardo Siqueira Campos, compareceu ao parque de exposição após a solenidade, visitou alguns estandes e no domingo, participou da Cavalgada.

Programação

Dia 06/09/2011

Horário: das 13h45min as 17h00min

- Avanço e potencialidades da agricultura familiar

- Programa de apoio ao agricultor familiar

- TO LEGAL – Programa de adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural

- PACQTO – Programa de Ações e Controle das Queimadas no Tocantins

Dia 07/06/2011

Horário:das 13h45min as 17h00min

Bovinocultura de Leite e de Corte

- IN 51 / Qualidade do Leite

- Tecnologia na produção de leite – BALDE CHEIO

- GEPEC – Sistema de gestão de bovino de corte

23 horas - show Regional

06/09/2011

23 horas - show com Mala 100 Alça

07/09/2011

2º Fórum Multidisciplinar de Palestras

10h – A importância da contabilidade no Agronegócio

14 horas: A profissão Contábil ao Agronegócio

Dia 08/09

10h – Palestras – “Direito do consumidor e negócios agrários”

14h – Palestra – “Propriedade industrial no agronegócio – marcas, cultivares e patentes”

15:30 horas: Palestra – Cooperativismo - OCB

18h – Palestra – Os tributos no meio rural

Dia 09/09

10h – PALESTRA – Comportamento ecológico sustentável.

14h – Palestra – Como ganhar dinheiro na agropecuária

Inicio do Julgamento do Nelore e Tabapuã com ranking Nacional e Estadual pela ACNB e ACNT respectivamente.

Inicio do Rodeio com a CIA de Rodeio JM.

23 horas - show com Gilson e Marcos

08/09/2011

Julgamento de animais

Inicio da 23ª Feira de Touros Grupo Terra Grande

Rodeio com a CIA de Rodeio JM

Show com a Dupla Sertaneja Fernando e Sorocaba

09/09/2011

Rodeio

23 horas - Show com Marcos e Fernando

10/09/2011

Final do Rodeio com a CIA de Rodeio JM

23 horas - show a Banda Muleke Doido

11/09/2011

23 horas - show com a Banda Pakerah
(Assessoria de Imprensa Expocolinas)