Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) iniciou ontem, segunda-feira, dia 19, ação de sensibilização em sete hoteis de Palmas, para convencer os empresários a atualizarem seu cadastro no programa Cadastur, sistema online de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, executado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados. Atualmente são 10 hotéis cadastrados na capital mas a maioria em situação irregular, já que não renovaram sua inscrição após dois anos.

O cadastro é gratuito, mas obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. No Tocantins estão cadastrados 69 hoteis, mas 49 não estão com seu credenciamento em dia e deverão receber a presença dos técnicos da Adtur, a partir da próxima semana.

O que é

O Cadastur é um sistema obrigatório de cadastramento do Mtur (Lei 11.771 de 17 de setembro de 2008), que oferece aos usuários alguns benefícios como qualificações, divulgação e participações em eventos promovidos pelo Ministério, bem como acesso a linhas especiais de financiamento, atualização constante com informações do setor, passando a ser também, uma fonte segura para quem utiliza o serviço.

Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur. Ainda é excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro.

De acordo com a técnica responsável pelo programa na Adtur, Iraneide Leite, o cadastro gera oportunidades, pois é um dos principais critérios exigidos pelas instituições financeiras para a concessão de crédito. Entre as vantagens proporcionadas pelo Cadastro a inclusão não é obrigatória e sim opcional, entretanto aqueles inscritos fazem parte das informações turísticas do Estado.

No Tocantins, o Cadastur é gerido pela ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico. Hoje, são 151 estabelecimentos regulares no Estado, (42 agências, 69 meios de hospedagem, 17 transportadoras turísticas, 05 organizadores de eventos, 18 guias de turismo). Com esta ação de sensibilização, pretende-se a renovação e mais estabelecimentos cadastrados junto ao sistema.

Diagnóstico

Nesta jornada em Palmas, a Adtur também está levantando com os proprietários dos meios de hospedagem as deficiências relativas à mão de obra, para realizar consultorias na área de capacitação. (Ascom Adtur)