Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, por meio do Nuta - Núcleo Tocantinense de Arqueologia, vai promover ações de educação patrimonial nos municípios de Arraias e Peixe, respectivamente nesta sexta-feira, 23 e na próxima, dia 30. As ações fazem parte do programa Saltovia BR-242, desenvolvido pelo Nuta. Objetivo é promover atividades enriquecedoras para troca de informações e cooperação, que contribua para a percepção e valorização dos patrimônios arqueológico e histórico – cultural da região de influência da BR-242 no Estado do Tocantins.

Além de Peixe e Arraias, foi feito também um levantamento, monitoramento e resgate do Patrimônio Histórico Cultural, Paisagístico e Arqueológico nos municípios de Taguatinga e Paranã, onde já foi realizado esse trabalho de educação patrimonial.

Ações

Durante a programação das ações em Arraias, haverá apresentação de sussia, capoeira, ministração de três palestras, abordando o programa Saltovia, mostra de arqueologia do Tocantins e o patrimônio histórico e cultural da cidade. Além disso, será apresentado um vídeo sobre o patrimônio arqueológico e histórico-cultural de Arraias.

Em Peixe, haverá apresentação de banda de música, visita à exposição artística e cultural e palestras sobre o programa Saltovia, arqueologia e patrimônio histórico e referências culturais de Peixe. (Ascom Unitins)