Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O município de Pedro Afonso, localizado a 304 quilômetros de Palmas, sediou durante toda esta sexta-feira, 23, a 4ª edição da Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social. O evento é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), organizado no Tocantins pela Controladoria Geral do Estado (CGE), e tem o objetivo de traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas de promoção da transparência pública e da participação social nos municípios tocantinenses.

Os debates tiveram início às 8h, no auditório da Prefeitura Municipal, e contaram com as presenças de representantes do poder público, como prefeitos, secretários municipais de Saúde, Educação, Administração, e conselheiros de diversas áreas sociais das cidades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Santa Maria do Tocantins e Tupirama.

Mais de 70 pessoas participaram do evento, apresentando propostas relacionadas aos quatro eixos temáticos do evento, que são: Transparência Pública; Controle Social; Conselhos de Políticas Públicas; e Prevenção e Combate à Corrupção. Cada um desses grupos de discussão recebeu 10 sugestões, totalizando 40 propostas regionais que serão levadas à Conferência Estadual, prevista para ser realizada de 22 a 24 de março de 2012.

Para o secretário municipal da Administração de Pedro Afonso e presidente da Comissão Organizadora Regional, Raylson dos Santos Carneiro, a preocupação com a transparência dos atos realizados pelos gestores dos municípios ganhou grande destaque entre os participantes. “Debatemos muito a questão da importância do Portal da Transparência, apontando que os municípios devem utilizar essa ferramenta, para assim minimizar o problema da corrupção. Contamos com uma grande participação dos gestores de políticas públicas dos municípios participantes e acredito que conseguimos apresentar as melhores propostas possíveis dentro dos eixos ditados pelo evento”, destacou o secretário.

A iniciativa da CGE também foi aprovada pelo prefeito de Pedro Afonso, José Júlio Eduardo Chagas. “Foi de grande importância para o nosso município sediar esses debates, que certamente trarão benefícios às comunidades tocantinenses de todo o Estado. O trabalho da Controladoria é uma ação séria, que visa garantir efetivamente a transparência das políticas públicas nos municípios”, afirmou o prefeito.

As conferências regionais, que começaram em julho, serão realizadas em todo o Estado até 13 de novembro deste ano. A próxima edição acontece em Araguaina no dia 4 de outubro. (Secom)