Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom PM

Representantes das Forças de Segurança do Estado do Tocantins se reuniram na tarde desta quinta-feira, dia 29, no Quartel do Comando Geral (QCG), para finalizar o planejamento do esquema de segurança que foi montado para os XI Jogos Indígenas Internacionais, que serão realizados na cidade de Porto Nacional, no período de 08 a 16 de do próximo mês de outubro.

O policiamento terá início no dia 07 e transcorrerá durante dez dias, com o objetivo de garantir a segurança tanto dos indígenas quanto da sociedade civil, já que é prevista a participação de cerca de 2000 índios entre brasileiros e outras nações como Bolívia, Colômbia e Peru. Estima-se ainda o comparecimento de um público de 08 mil pessoas entre brasileiros e estrangeiros. Também já está confirmada a presença de sete ministros, senadores, com possibilidade da vinda da presidenta Dilma Rousseff.

Estarão empenhados na operação, as Polícias Militar, Civil, Federal, Corpo de Bombeiros, Exército e Marinha. Os mesmos já participaram de outras reuniões com os órgãos responsáveis pela organização do evento, mas esta foi a primeira reunião só entre as forças de segurança.

Durante a reunião a Polícia Militar apresentou um slide com os pontos estratégicos onde será concentrada a segurança, com atenção voltada para os locais onde acontecerão as competições, travessias na balsa, desembarques, alojamentos, bares e galpões onde serão servidas as refeições, inclusive, com observação na medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas aos índios competidores.

A reunião contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Marielton Francisco dos Santos e foi conduzida pelo chefe do Estado Maior, coronel Jefferson Fernandes Gadelha. O coronel Marielton informou que a Polícia Militar já concluiu o seu planejamento e está preparada para atuar durante o evento em parceria com as demais forças. (Ascom PM)