Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O BLH – Banco de Leite Humano – do Hospital e Maternidade Pública Dona Regina encerra neste sábado, 1º, às 10h, a semana de comemorações ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano com uma roda de conversa entre mães de recém-nascidos internados na UI (Unidade Intermediária) e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, que são beneficiados com o leite doado. Na oportunidade a equipe do BLH irá esclarecer dúvidas referentes a doação e incentivar as mães a repassarem as informações a familiares e amigas.

Desde a última segunda, 26, a equipe do Banco de Leite está promovendo ações de sensibilização da sociedade sobre a importância e a necessidade da doação de leite em unidades de saúde, consultórios, clínicas, escolas, universidades e supermercados.

Essas ações possibilitam que um maior número de pessoas conheça o serviço do Banco de Leite e auxilia para que os estoques se mantenham em níveis adequados. Em agosto deste anos, graças ao trabalho da equipe e ao apoio dos voluntários, o BLH coletou 187 litros de leite e bateu recorde de arrecadação no ano.

Além disso, a coordenadora do BLH, Walkíria Pinheiro, está participando, desde a quarta-feira, 28, do III Encontro Nacional de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano, que termina hoje na cidade de Brasília. Participam do evento coordenadores, profissionais da Referência Nacional da Rede BLH, assim como integrantes da Comissão Nacional de BLH.

A data comemorativa foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003 e tem o objetivo de promover o conhecimento e a sensibilização da sociedade sobre a importância e a necessidade da doação de leite humano aos Bancos de Leite Humano do país.

Quem pode doar leite humano

Mulheres sadias que apresentam secreção láctea superior às exigências de seus filhos e que se dispõem a doar o excedente por livre e espontânea vontade.

O que é feito com o leite doado

O leite humano doado é pasteurizado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e outros lactentes clinicamente impossibilitados temporariamente de serem amamentados ao seio materno. (Ascom Sesau)