Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Acontece nesta segunda, 03, no Instituto Federal do Tocantins – IFTO uma reunião entre as coordenadorias de povos indígenas e afrodescendentes da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos – SEJUDH/TO e o reitor do IFTO, Francisco Nairton do Nascimento.

O objetivo é discutir estratégias para uma eficaz e eficiente mobilização e divulgação das ações afirmativas (reserva de vagas em processos seletivos/vestibulares conforme editais específicos), para comunidades quilombolas e indígenas firmadas através de um termo de cooperação técnica entre as duas entidades, o objetivo principal do convênio é a conjugação de esforços em prol do desenvolvimento da educação profissional, da pesquisa, da expansão, extensão e do resgate social.

Reserva de vagas

Atualmente, o IFTO conta com 15 cursos superiores e 48 cursos técnicos de nível médio e com a implementação das ações afirmativas, cada curso disponibiliza, através de edital, 01 vaga para estudantes afrodescendentes e 01 vaga destinada a indígenas. Além desses, também são beneficiados: deficientes físicos, assentados da reforma agrária e estudantes da rede pública de ensino. (Ascom Sejudh)