Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Médicos veterinários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária - participam da segunda edição do Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2011, que acontece desde o início da semana, 3, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento tem por objetivo aprimorar a qualidade do Serviço Veterinário Oficial e aumentar a integração com o setor privado, meio acadêmico e científico, trazendo como tema “Muitas culturas, uma ciência”.

O encontro, que conta com palestrantes nacionais e internacionais - como Argentina, Austrália, Dinamarca, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai e Uruguai – vem promovendo discussões acerca da formação veterinária, sistemas de atenção veterinária, diagnósticos em saúde animal, vigilância epidemiológica, emergências veterinárias, tecnologias a favor da saúde animal, legislação veterinária, entre outros assuntos.

Na ocasião, também foi abordado a entrada do vírus da aftosa no Paraguai e as medidas adotadas pelo Brasil para evitar a entrada do vírus. Ainda sobre este assunto, o representante regional da Organização Mundial de Saúde Animal - OIE, Luis Barcos, após sua apresentação “Saúde animal: uma visão para o futuro”, elogiou a estrutura do sistema veterinário brasileiro. “Fizemos uma avaliação e o Brasil obteve resultados positivos, atendendo plenamente às normas da OIE”.

Para Mendes Ribeiro Filho, ministro da agricultura, o Brasil tem responsabilidades maiores na vigilância e prevenção de doenças originadas por animais, já que é o maior exportador de alimentos e o segundo maior produtor do mundo. “Além de servir como referência para o continente, o País também tem na defesa sanitária condições para a conquista de novos mercados e para a sustentação dos atuais”, complementa Mendes, que almeja o desafio de até 2013 obter o status, concedido pela OIE, de país livre da febre aftosa.

De acordo com Geraldino Ferreira Paz, presidente da Adapec, a defesa sanitária é um constante desafio, que deve ser compartilhado entre todas as esferas públicas, assim como a iniciativa privada e produtores rurais. “A Defesa Sanitária é um trabalho conjunto”, defendeu Paz.

O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, por meio do Departamento de Saúde Animal - DSA, abordou também assuntos como o avanço dos programas sanitários, desafios, alternativas e experiências que possam servir de referência para os países participantes.

O Endesa, que este ano contou com a participação de cerca de 700 profissionais da área, segue até a próxima sexta-feira, 7. (Ascom Adapec)