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Economia

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins – Fecomércio realizou nos dias 3 e 4 de outubro, nas principais regiões do comércio palmense, uma sondagem de opinião com os lojistas a respeito das vendas para o mês das crianças. Foi entrevistado um público alvo segmentado com um universo de 150 empresas como lojas brinquedos, jogos, vídeos, livros, perfumaria, eletroeletrônicos, vestuário, calçado, CD`s, lojas de esportivos, lazer, alimentos, casas de eventos, dentre outras.

O resultado da sondagem revelou que pouco mais da metade dos lojistas (50,5%) acreditam que possam melhorar suas vendas no “dia das crianças” deste ano, se comparado com as vendas do ano anterior. No entanto, o resultado reflete um certo otimismo, ainda que seja mínimo, e pode elevar a motivação dos lojistas nas estratégias a serem utilizadas para melhorar a lucratividade.

Conforme a opinião de 18% dos empresários, a expectativa para desempenho das vendas em 2011 apontam uma queda, o que pode estar relacionado, dentre outro fatores, com a desconfiança macroeconômica pela qual passa o mercado internacional. O desempenho previsto para o aumento nas vendas se situa em torno de 11 a 20%, de acordo com 30% dos lojistas entrevistados.

O pesquisador Higino Pitti, responsável pela sondagem, explica que a estabilidade nas vendas é percebida por aproximadamente 30% dos inquiridos, um indicador bastante expressivo, levando a concluir que essa parcela de empresários está assumindo uma postura de cautela em relação a data comemorativa para as crianças.

Com relação ao estimulo das vendas, as três medidas mais citadas resumem-se em promoções (72,6%), visual da loja (56,8%), crédito facilitado e kits de produtos direcionados para as crianças, ambos com 40%. Sobre o ticket médio esperado pelos lojistas nas compras dos presentes, aparecem com maiores percentuais, R a R0 e R1 a R0, respectivamente com 23,2% e 22,1%.

No que tange a forma de pagamento que os lojistas esperam ser utilizada pelos consumidores, a maioria citou o cartão de crédito (63,2%). O pesquisador ressalta que o meio de pagamento feito por cheque não foi em nenhum momento citado durante o serviço de campo. Segundo ele a informação vem a corroborar as tendências sobre o desuso do cheque e a prevalência da transação eletrônica de pagamento no mercado.

Um importante dado verificado foi que cerca de 70% dos entrevistados têm a intenção de a partir de outubro antecipar ações com vistas a incentivar as vendas do natal e 66,3% dos lojistas não têm pretensão de realizar contrato temporário nesta data comemorativa visando às festas natalinas.

Para o presidente do Sistema Fecomércio, Hugo de Carvalho, o propósito da sondagem é conhecer a expectativa dos lojistas com relação o desempenho das vendas para 2011, visitando atividades com forte apelo comercial junto às crianças. “As informações que levantamos deverão servir de subsídio aos empresários, para que eles possam se preparar da melhor forma possível para superar as dificuldades e obterem maior lucratividade”, avalia o presidente. (Assessoria de Imprensa Fieto)