Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Observatório Social de Palmas está organizando a Marcha Nacional Contra a Corrupção e a Impunidade na capital. O movimento apartidário acontecerá nesta quarta-feira, 12, feriado do Dia das Crianças. Os participantes irão se concentrar em frente ao Paço Municipal de Palmas no bosque, às 10 horas e marcharão rumo a Praça dos Girassóis.

No local, será lançada a Proposta de Iniciativa Popular de Lei pelo voto aberto em Palmas. De acordo com presidente do Observatório, Cleiton Gomes Bandeira, o voto semi-aberto não se justifica mais porque a democracia brasileira está amadurecendo. “A Lei pelo voto aberto é para impedir que os vereadores de Palmas votem em segredo, permitindo o acompanhamento claro da votação dos projetos de lei”, afirma. Será possível assinar a proposta de iniciativa popular a partir da quinta-feira, dia 13.

Inicialmente as listas para assinatura estarão disponíveis nas bibliotecas da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Tocantins (IFTO) e na sede da Justiça Federal, em Palmas. De acordo com Bandeira, são necessárias aproximadamente sete mil assinaturas, o equivalente a 5% dos eleitores de Palmas para protocolar o projeto na Câmara Municipal.

A orientação nacional da marcha contra a corrupção é para os participantes se vistam de preto, levem buzinas e apitos. No mesmo dia e horário a marcha acontecerá em várias cidades brasileiras.