Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece em Palmas, nos dias 20 e 21 de outubro, a etapa estadual que discutirá os eixos temáticos para a construção de um Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente.

Com o objetivo de contribuir para a construção, o fortalecimento e a promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente, seis delegados representarão a FECOMÉRCIO na I Conferencia Estadual de Emprego e Trabalho Decente, que acontece em Palmas, nos dias 20 e 21 de outubro. A abertura está prevista para as 15h, no Palácio Araguaia, com a presença de Anselmo Moraes, que representará o Hugo de Carvalho, presidente da FECOMÉRCIO – TO. A Conferência Nacional acontece em maio de 2012.

Um encontro já foi realizado na sala de reuniões da FECOMÉRCIO, que discutiu as diretrizes apontadas, representando os empregadores. Para a superintendente do Sistema FECOMÉRCIO, Silmara Lustosa, este primeiro momento serviu para alinhar as ideias. “Nos reunimos na intenção de assimilar de maneira conjunta quais são as reais necessidades dos empresários sobre os eixos que serão debatidos na conferência, para que se tenha uma confluência de ideias”, ressaltou.

No segundo dia do evento os grupos de trabalhos se reúnem na EGEFAZ, no período matutino. Segundo um dos delegados, o assessor jurídico da FECOMÉRCIO, Vinicius Caetano, a proposta é que sejam buscadas as melhores alternativas para os empresários. “Nós, enquanto representantes dos empregadores, iremos buscar as melhores propostas nas relações empregatícias, no intuito de defender os interesses da parte patronal”, afirmou.

A partir das 14 horas, inicia-se a plenária final onde serão expostas as propostas de cada Grupo de Trabalho e a validação das propostas para o Relatório Final, além da eleição dos delegados por segmento e apresentação dos mesmos à plenária.

Sobre a conferência estadual

A Conferência reunirá 245 delegados que discutirão as propostas tocantinenses a serem apresentadas na Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, prevista para maio de 2012, em Brasília. O tema principal da conferência é a instituição do Trabalho Decente, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, segurança, com promoção de condições dignas e proteção social. O objetivo é criar medidas para erradicar o trabalho infantil, escravo, além de combater a informalidade e incentivar o trabalho formal. A Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social - SETAS. Ascom Fecomércio)