Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Durante toda à tarde desta última quarta-feira, 19, o deputado federal Angelo Agnolin (PDT) presidiu o segundo painel da série de debates nacionais sobre o fornecimento de energia elétrica no País. A Agenda Parlamentar para Energia Elétrica está debatendo na Câmara dos Deputados o tema modicidade tarifária, concessões e qualidade do fornecimento. O seminário está sendo promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infra-estrutura Nacional e pela Comissão de Minas e Energia a qual o deputado é membro.

Participaram do painel, o representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Nelson Leite e o vice-presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Energia, Geoberto Espírito Santo.

Em defesa da utilização da modicidade tarifária, como agente de equilíbrio entre as tarifas regionais, Agnolin reafirmou que o Brasil - apesar de contar com baixo custo de produção e uma invejável matriz energética - tem a terceira energia mais cara do mundo, cerca de R$ 329 por MW/hora. Já o Tocantins, conforme ele, apesar de exportar 80% de sua produção, desponta em segundo lugar entre as tarifas mais altas do país.

“Reconheço a importância e a abrangência do tema, no entanto, estou concentrado principalmente em encontrar mecanismos eficientes, que possam, efetivamente, equalizar a insustentável disparidade de preço ao consumidor das diferentes regiões” disse.

Audiência Pública

Via requerimento do deputado Agnolin, uma audiência pública já está confirmada pela Comissão de Minas e Energia, com principais representantes do setor elétrico, de consumidores de energia, bem como parlamentares e agentes públicos para debater, especificamente, alternativas para redução da tarifas e equalização de diferenças regionais. “Vamos convidar principais atores, inclusive os do Tocantins, para debater o assunto”, finalizou. (Assessoria de Imprensa Angelo Agnolin)