Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Uma equipe do Centro de Ensino Médio Castro Alves, localizado em Palmas, irá representar o Tocantins na 26ª edição da Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada entre os dias 25 a 28 de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

A equipe do CEM Castro Alves irá apresentar o projeto “Meio ambiente, cuide bem de mim”, na qual os alunos aproveitaram garrafas pets para montar um canteiro de alface hidropônica. Vão participar da Mostratec, o estudante Maykson de Andrade Correa, a professora Marlize Kohtz Frank e a coordenadora pedagógica Carmem Lúcia Silva Araújo.

O projeto “Meio ambiente, cuide bem de mim” foi desenvolvido na escola, visando sensibilizar a comunidade escolar com ações ecologicamente correta, para promover a redução de resíduos inorgânicos. O projeto surgiu durante a gincana ‘Desafio Tecnológico’, promovido em 2008, pela Secretaria da Ciência e Tecnologia, na qual a escola recebeu a premiação do primeiro lugar. A premiação foi uma bolsa de estudos para alunos e professores participantes da gincana para desenvolver o projeto em 2009.

A equipe do Tocantins irá compartilhar suas experiências com estudantes representantes de 19 países. Do Tocantins vão participar outras instituições cujos projetos também foram classificados.

A Mostratec será realizada pela Fundação Liberato com o apoio da Intel/SEF – Internacional Science and Engineering Fair dos Estados Unidos e Milset – Mouvemente Pour le Loisir Scientifique et Technique dda França, Ministérios da Educação, e de Ciência e Tecnologia do Brasil e países participantes, além de outros instituições. (Ascom Seduc)