Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins é umas das referências nacionais no controle da febre aftosa, prova disso são os índices alcançados nas campanhas de vacinação, considerados uns dos melhores do país. Em função deste trabalho, a Agência ministrou hoje, 21, na Amazontech 2011, em Palmas, palestra sobre as estratégias de ação adotadas para o combate à doença no Estado.

Na ocasião, o inspetor agropecuário da Adapec e responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação de Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires, falou sobre as estratégias adotadas para erradicação da febre aftosa e reforçou a importância de cada personagem na luta contra e doença: produtor e Estado.

Pires afirmou que é fundamental que os produtores façam a vacinação e comprovação de seu rebanho, assim como a notificação de doenças junto a Agência. Neste contexto, o papel do Estado também foi citado, como oferecer profissionais capacitados, realizar coleta de material para exames, diagnósticos, adoção de medidas de prevenção e controle, realizar vigilância ativa (visitas em propriedades) e educação sanitária, fiscalização do processamento em indústrias de processamento de produtos de origem animal, além do cadastro e controle de rebanho de propriedades.

De acordo com José Daniel Tavares, coordenador de Agronegócios do SEBRAE, o grupo de produtores rurais de Roraima veio ao Estado conhecer o Sistema de Gestão para Pecuária de Corte – GPEC, ferramenta criada pelo SEBRAE, que existe há três anos, assim como alguns frigoríficos, leilões e cooperativas de produtores rurais, além do trabalho de fiscalização realizado pelo Estado.

Para Geraldino Ferreira Paz, presidente da Adapec, é importante esclarecer ao produtor que o trabalho da Agência não se limita apenas as fiscalizações. Além da normatização, fiscalização e inspeção, a Agência desenvolve atividades de educação sanitária, ferramenta importantíssima no trabalho de conscientização da população quanto às práticas sanitárias corretas, medidas de prevenção e controle de doenças. O presidente defendeu também os benefícios do trabalho conjunto entre produtor rural e Estado, ações que refletem diretamente na economia do País. (Ascom Adapec)