Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, na Assembleia Legislativa, sessão solene em homenagem ao dia dos professores, comemorado no último dia 15. Na ocasião 17 educadores foram receberam homenagens em nome dos milhares de professores do Tocantins. A homenageada maior do dia foi a professora Creuza Felício dos Santos, uma representante dos professores que ao longo de sua vida dedicaram seus esforços a educação da sociedade.

A iniciativa foi da deputada Josi Nunes, que lembrou dos educadores que vieram de outros municípios e citou algumas conquistas na vida dos profissionais da educação, nos últimos 10 anos, como o PCCS – Plano de Cargos, Carreira e Salário dos Profissionais da Educação, melhoria no transporte escolar, na estrutura das escolas e das quadras esportivas, entre outros.

O deputado José Geraldo frisou que depois do amor da mãe, tem o amor do professor, falou dos valores humanos tão importantes para o desenvolvimento de uma sociedade e do desafio da escola, já que os pais depositam na instituição a responsabilidade pela educação dos filhos.

O secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, lembrou os benefícios que os deputados têm realizado pela educação no Tocantins, com a elaboração e votação de leis ligadas ao setor. O secretário Danilo citou cinco metas consideradas prioridades na educação: a implantação da educação integral, não necessariamente, escola de tempo integral, mas uma educação completa que desperte nos alunos seus dons para as artes, esportes e ciência; o desenvolvimento de um programa de valorização dos profissionais da educação; erradicação do analfabetismo; a melhoria da qualidade do ensino e a efetivação do regime de colaboração entre Estado, Município e União em ações conjuntas para a melhora do ensino aprendizagem. (Ascom Seduc)