Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

As doenças e acidentes do trabalho provocam redução de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) Mundial de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). De olho nesses números, a Eletrobras Eletronorte Regional Tocantins mobilizou seus colaboradores para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Assuntos como manter um ambiente de trabalho saudável e atitudes de prevenção de doenças decorrentes da rotina, como a atenção que deve ser dedicada constantemente a visão foram abordados.

O oftalmologista Darcy Pereira Drumond em sua palestra sobre “Cuidado com os olhos no ambiente de trabalho” alertou que 90% dos casos de acidentes com os olhos ocorrem no trabalho ou em casa quando se está desenvolvendo algum trabalho.

O oftalmologista instruiu os colaboradores sobre prevenção ao trauma superficial causado pela falta de proteção durante o manejo da solda elétrica e produtos químicos, os tipos de tratamento quanto a lesões na córnea e exemplos de proteção mediante situações de risco. “Todos esses problemas podem ser evitados com equipamentos de proteção como o óculos de segurança. Muitas pessoas não tem acesso a esse equipamento e outras mesmo que a empresa ofereça os equipamentos de proteção individual (EPIs) deixam de usar e acabam sofrendo acidentes”, conclui o oftalmologista Darcy Pereira Drumond.