Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Representantes de movimentos sociais do Tocantins participaram nos dias 28 e 29 de outubro, no Centro de Direitos Humanos de Palmas, da pré-conferência da FAOR – Fórum da Amazônia Oriental no Tocantins.

A pré-conferência teve como objetivo principal preparar os tocantinenses para a VI Conferência do Faor, que será realizada em março de 2012 em Macapá (AP) e tem como tema "as mudanças climáticas".

Na sexta-feira, 28, a exibição do filme "Os Sinais da Natureza", produzido pelo Inesc – Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos marcou o início da programação. Em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre "Mudanças Climáticas e Impactos Socioambientais" com a participação da presidente da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida Ferreira, a coordenadora do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, Judite da Rocha, e o presidente da Comunidade Kolping de Palmas, Ivan Guarany.

Durante o debate, a educação ambiental foi ressaltada como um dos mecanismos para modificar a conscientização das pessoas sobre sua relação com o meio ambiente.

"Este é o pontapé inicial para mobilizar e preparar as entidades filiadas ao FAOR em torno da Conferência e ainda para aprofundar o debate sobre as mudanças climáticas", ressaltou a assessora técnica do FAOR, Janina Budi, que acompanhou a pré-conferência do Tocantins.

Participaram da pré-conferência representantes do MEDH – Movimento Estadual de Direitos Humanos, Fórum Estadual de Lutas, Via Campesina e Rede de Educação Cidadã. O FAOR já realizou duas pré-conferências como esta, no Maranhão e Amapá, e mais duas serão realizadas no Pará no mês de novembro.

Encaminhamentos

Como parte dos encaminhamentos da pré-conferência, ficou definido que o Tocantins, mobilizará mais uma discussão de preparação para a Conferência no mês de dezembro, durante a realização do encontro do MEDH – Movimento Estadual de Direitos Humanos, que acontece em Araguaína.

"Estamos em processo preparatório e a ideia é conseguir realizar novos debates para levar uma equipe qualificada que represente o Tocantins na Conferência", ressaltou o coordenador da APA-TO – Alternativa para as Pequenas Agriculturas no Tocantins, Paulo Gonçalves. A meta do Tocantins é levar cerca de 45 pessoas para a VI Conferência.

FAOR

O Fórum da Amazônia Oriental (FAOR) é uma rede mista de entidades populares, ONG's e movimentos sociais que atua nos seguintes estados; Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins.(Ascom Casa 8 de Março)