Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Trabalhadores do Movimento dos Sem-Terra (MST) e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocupam desde o último dia 17 a fazenda Santa Rita, localizada à 30 km de Palmas. De acordo com o diretor do MST no Tocantins, Antônio Marcos, são cerca de 225 famílias que ocupam a fazenda.

Segundo os movimentos, não existe data para saírem da fazenda. Um mandado de reintegração de posse, emitido pela Justiça de Palmas, foi rejeitado pelos trabalhadores que permanecem acampados. “A fazenda é improdutiva e está abandonada a muitos anos e cobramos do Incra urgência na desapropriação da mesma para a criação de assentamento de reforma agrária” frisou Antônio, através de e-mail.

O Conexão Tocantins entrou em contato com o Incra, na manhã desta segunda-feira, 31, que informou que representantes dos acampados estão sendo esperados ainda nesta manhã para que seja realizada uma reunião na qual o esperado é a solução do problema. De acordo com a assessoria da entidade, além dos acampados, são esperados os proprietários das terras, Polícia Militar e os representantes da Ouvidoria Agrária do Incra.

A Fazenda Santa Rita é uma área de cerca de 2 mil alqueires localizada a 30 km de Palmas. De acordo com o MST, as terras são públicas e estariam a cerca de 10 anos sem produção. Além disso, os ocupantes afirmam que a documentação da fazenda está irregular.