Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O trabalho teve início em outubro, com a entrega e disponibilização de toda infraestrutura (rede e equipamentos) de servidores em cada hospital para a implantação do sistema MV e realizado curso de informática básica direcionada aos colaboradores das áreas de atendimento e logística. Em seguida passaram pelo treinamento operacional dos módulos de atendimento e logística todos os colaboradores que utilizarão os respectivos módulos do sistema.

Segundo Rodolpho Uliana, coordenador de tecnologia de informação de T.I. (tecnologia da Informação) da Pró-Saúde no Estado, o novo sistema vai garantir mais agilidade no atendimento. “Com a informatização do processo de atendimento e de logística nos hospitais, será possível cadastrar os pacientes com muito mais rapidez, além de possibilitar um controle de informações muito mais eficaz do que o sistema atual, devido à integração entre todos os setores, em todas as unidades”, garantiu.

Rodolpho ainda ressalta que o sistema operacional da MV não é apenas um sistema de atendimento, mas de gestão. A ferramenta é de fácil acesso e dispõe ao colaborador variados tipos de relatórios e dados estatísticos.

Antes de entrar em operação o sistema passará, ainda este mês, por simulações de entradas de dados, num processo que será desenvolvido através do registro de atendimento de pacientes por amostragem e terá todo o processo acompanhado pela equipe de técnicos, a fim de se averiguar eventuais falhas.

No dia primeiro de dezembro os módulos de atendimento e logística começam a operar. Nesta data, o número de registro dos pacientes atendidos até aquele momento será zerado e reiniciado e o alinhamento já foi realizado com os componentes do Comitê de Implantação de TI (SESAU, Pró Saúde e MV).

Segundo o diretor operacional da Pró-Saúde no Tocantins, Rogério Kuntz, o sistema trazerá vários ganhos na gestão hospitalar. “A partir de dezembro será possível realizar vários procedimentos, como o cadastro único de paciente e o controle de estoques”, garantiu.

Rogério ainda lembra que o sistema ainda permitirá, quando estiver totalmente implantado, mensurar o consumo por paciente, a realização de prescrição eletrônica, integração das informações do prontuário, prontuário ambulatorial, extrato da despesa direta do paciente no momento da alta, além de integração das informações com a central de regulação da SESAU. “Será possível fazer o acompanhamento completo do paciente durante sua permanência na instituição, gerando grandes ganhos para o sistema de saúde, além de permitir que a equipe da SESAU, gestora dos hospitais, disponha de informações online de toda a rede de hospitais do Estado”, finalizou.

Sobre a MV Sistemas

É a 6ª maior empresa brasileira de software, e 1ª no mercado de Sistemas de Gestão de Saúde. Atualmente atua em mais de 500 instituições, atendendo 80 mil médicos e 100 mil profissionais no Brasil, na África e América Latina.

Sobre a Pró-Saúde

É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada há 41 anos, especializada na administração, assessoria e consultoria de hospitais e unidades de saúde em geral. Reconhecida nacionalmente, a Pró-Saúde tem como missão promover soluções na área de saúde, orientando-se pelas necessidades dos clientes, com competência técnica, responsabilidade e transparência. (Ascom Pró-Saúde)