Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Numa operação realizada no final da tarde desta sexta-feira, 18, por policiais militares do 1º BPM e da ROTAM – Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, foram detidos, na 1206 Sul, em Palmas, Sidney Wilk Brandão Silva, 18 anos, “vulgo Biu”; e Vinícius Verloney Jesus da Cruz, 18 anos, e apreendidos outros dois menores de idade (ambos de 16 anos), suspeitos de praticar vários roubos na capital. Depois de averiguações, a PM constatou que um dos menores apreendidos é envolvido num homicídio ocorrido na região norte no dia 19 de outubro, na quadra 305 Norte, que vitimou outro adolescente de 15 anos.

A operação teve início por volta das 17h, quando os militares abordaram, na quadra 1306 Sul, um dos menores pilotando uma motocicleta Honda C 100 Biz vermelha placa: MWL-3400, onde foi realizado procedimento de trânsito pelo fato de o condutor não estar com os documentos de porte obrigatório. Após averiguação da vida pregressa do menor, constatou-se que ele possuía suspeita de participação de vários roubos na capital, bem como estava sendo acusado de praticar o homicídio.

Posteriormente, o adolescente levou as guarnições da Polícia Militar até os seus comparsas, alojados em uma residência localizada na quadra 1206 sul, em frente à praça central. No local foram detidos/apreendidos os outros três indivíduos, suspeitos de pertencerem a uma quadrilha que estava praticando roubos em estabelecimentos comerciais nos últimos dias em Palmas.

Após a detenção, todos foram encaminhados até a 1ª DPC para as providências a cargo da autoridade policial. Na DP, a Polícia Militar conseguiu reunir vários proprietários de estabelecimentos comerciais vítimas de roubos nos últimos dias. O menor envolvido no homicídio foi reconhecido pelas vítimas como um dos autores dos mencionados roubos.

O delegado da Delegacia de Homicídios, João Sérgio, deslocou-se até a DP e conseguiu, com o juiz da Vara da Infância, a apreensão do adolescente infrator - tanto pelos roubos, quanto pelo crime de homicídio que este confessou a autoria. Dos quatro indivíduos detidos/apreendidos, apenas o menor confesso foi autuado e os demais indiciados e liberados na DP por falta de materialidade (não foram reconhecidos pelas vítimas presentes, embora hajam outras).

O adolescente infrator confessou ter praticado mais de dez roubos na capital, além do homicídio. Um outro integrante do bando, conhecido pela alcunha de “Panga” fugiu. Segundo eles, com duas armas de fogo. (Ascom PM)