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Educação

Foto: Elias Oliveira

A partir da manhã desta terça-feira, 22, até a próxima quinta, 24, aproximadamente 72 mil estudantes de todos os 139 municípios tocantinenses passarão pelo processo avaliativo batizado de Salto, sigla para Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins, que chegou à segunda aplicação. Se o primeiro contato dos alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 3° do Médio das redes municipal e estadual de ensino com as provas foi mais de curiosidade com a recém-criada avaliação, implantada nos primeiros meses de 2011, este novo vem se dando de maneira mais natural, tanto que recebeu elogios dos educadores responsáveis pela aplicação do Salto quanto pelos alunos que são submetidos a ele.

Supervisora escolar da Diretoria Regional de Ensino de Palmas, e também coordenadora de aplicação do Salto, Joanita Rodrigues disse que é natural que a receptividade dos alunos aumente à medida que a avaliação passe a fazer parte do cotidiano das unidades de ensino. “Toda coordenadora de aplicação é responsável, basicamente, pela distribuição das provas e pela contagem dos alunos participantes em uma específica escola. Por este motivo, vivenciamos a primeira experiência e, agora, mais esta. Neste segundo contato dos alunos com o exame eu já pude notar que eles se encontram mais familiarizados com o sistema, já aprenderam sobre a importância da avaliação e, por isto, demonstraram estar bem mais preparados. A tendência é que esta receptividade somente cresça nas próximas aplicações”, afirmou a coordenadora, informando, ainda, que os dados contendo os resultados das provas serão lançados no sistema da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) até o dia 29 de novembro.

Aumento no número de avaliados

De acordo com o diretor do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Adolfo Bezerra de Menezes, como as unidades tiveram mais tempo para trabalhar a importância do Salto junto aos alunos, principalmente ressaltando o quanto a avaliação colabora como um complemento ao preparo dos que cursam o 3º ano do Ensino Médio para o Enem ou para o vestibular, houve uma crescente no número de interessados em se submeter à prova. “É perceptível o quão maior foi a quantidade de alunos que vieram se inscrever para participar desta aplicação do Salto em comparação com a primeira; e vale lembrar que a avaliação não é obrigatória. Aqui, na nossa unidade, nesta segunda aplicação, um total de 263 estudantes, dos três turnos, serão avaliados, o que é excelente para todos nós, pois poderemos mapear os pontos fortes e fracos da nossa escola e, consequentemente, estaremos preparando melhor os nossos alunos para os exames e provas que farão para iniciar a vida universitária deles”, ressaltou o Adolfo Menezes.

Avaliação que induz à auto-avaliação

Consciente de que não obteve um resultado satisfatório na primeira aplicação do Salto, Alexia Cristina, aluna do Colégio Estadual Tiradentes, se disse mais entusiasmada com o rendimento nesta nova avaliação. “Eu sei que não estudei muito para a primeira prova, mas agora foi diferente. Eu fiz bastante uso dos Guias de Aprendizagem para revisar umas matérias que eu não estava bem, por isto acho que terei um resultado melhor nesta aplicação. Sem contar que, para mim, as questões foram melhores trabalhadas, ficando mais claras e atuais. Estou certa de que o que estou aprendendo aqui eu vou levar comigo para tudo, tanto para a preparação para o vestibular como para a vida”, exaltou a aluna de 18 anos.

Perfil da prova

A prova contém 40 questões, que se dividem em dois blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática. Os estudantes terão duas horas para a resolução das questões, sendo eles avaliados quanto à leitura e interpretação de textos e na resolução de problemas matemáticos. Todas as perguntas foram avaliadas tendo como base a matriz de referencia da Prova Brasil.

Os alunos terão 2 horas para e responder 40 questões, sendo 20 de português, com foco na leitura e interpretação, e a outra metade de matemática voltada para a resolução de problemas, conforme estabelece a matriz de referência da prova Brasil. (Ascom Seduc)