Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Na noite desta quinta-feira, 24, os participantes da II Semana Acadêmica e da XVIII Jornada de Iniciação Científica puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo tecnológico. Com a temática “Realidade Virtual”, o professor Jauvane Oliveira Cavalcante mostrou os trabalhos desenvolvidos no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição da qual faz parte. Jauvane também explicou a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada.

Segundo ele, realidade virtual é um meio tridimensional gerado pelo computador que permite ao usuário ver, interajir e se manifestar em outros ambientes. Essa interação se dá mais comumente através do uso de dispositivos como luvas, trajes específicos e capacetes que permitem a pessoa experimentar a sensação de realizar ações reais em uma realidade ficcional, em tempo real. Um exemplo de realidade virtual são os museus que utilizam telas e projetores para criar outra realidade, alternativa a real.

Realidade aumentada, conforme o professor, é o acréscimo de informações virtuais a um ambiente real. “Nas corridas de Fórmula 1, já podemos visualizar o uso desse recurso na colocação de outdoors que só existem para o telespectador. As pistas existem, a corrida também, mas as propagandas são virtuais, sobrepostas a uma realidade existente” pontuou Jauvane Cavalcante.

O palestrante concluiu sua participação destacando que os sistemas virtuais e aumentados podem ajudar bastante na formação de médicos, uma vez que permitem, por meio de corpos e recursos virtuais, a aprendizagem dos procedimentos necessários para o atendimento em diversas situações, sendo elas de risco ou não.

A programação da II Semana Acadêmica e da XVIII Jornada de Iniciação Científica se estende até o sábado, 26. (Ascom Unitins)