Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com o tema ‘Política/Pesquisa e Desenvolvimento para o Arroz no Tocantins’, a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário-, em parceria com a Unitins Agro e as Embrapas ‘Arroz e Feijão’ e ‘Aquicultura e Pesca’, realiza nesta sexta-feira, 02, a partir das 8h30, o Dia Técnico do Arroz, no Centro de Convenções, em Lagoa da Confusão. No dia 9, o encontro será em Formoso do Araguaia, na Câmara Municipal.

O evento contará com palestras e debates sobre ações e demandas do setor orizícola do Estado como: armazenagem, transporte, logística e políticas públicas, transferência de tecnologias para apoio do desenvolvimento da cultura no Tocantins, pesquisas relacionadas ao melhoramento genético para recomendações de cultivares e ao manejo da cultura, o arroz irrigado, e o manejo ambiental das várzeas, além da produção de sementes de arroz de alta qualidade.

No período da tarde será realizada a visita técnica na fazenda Dois Rios, onde está sendo implantado o Centro de Pesquisa Agroambiental das Várzeas (CPAV). Já em Formoso do Araguaia a visita será no Centro de Pesquisa de Arroz da Unitins Agro e Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF). O evento é destinado a produtores, técnicos, empresas, sindicatos, cooperativas e associações pertencentes a cadeia produtiva do arroz na região.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Coordenação de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Waltex Alexandre Aguiar, a região se destaca com a maior área plantada de arroz irrigado no Estado. “A planície sedimentar da Bacia do Araguaia, no Tocantins, ocupa cerca de 1,2 milhão de hectares. Constitui-se em uma das regiões mais promissoras para a expansão da orizicultura brasileira, com condições para atendimento do mercado das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste”, ressalta Aguiar. (Ascom Seagro)