Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Raul Filho e a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Kátia Maia Flores inauguraram oficialmente a temporada de natal em Taquaruçu nesta quinta-feira, 15. O distrito de Palmas está decorado com luzes coloridas, e ornamentado com adornos natalinos confeccionados com garrafa pet. A programação cultural segue até domingo, 18 no Teatro de Arena – Praça Joaquim Maracaípe, a partir das 19h30 com entrada gratuita.

A orquestra Buriti Band, o grupo Vostok e o Grande Coro abriram as apresentações cultuais com a presença da primeira dama e deputada estadual Solange Duailibe, do vice-governador João Oliveira, do deputado estadual Wanderlei Barbosa, secretários do município, demais autoridades e um público estimado em cinco mil pessoas, que prestigiaram ao evento.

De acordo com a artista plástica e coordenadora geral do Projeto Natal de Luz: preservação e arte em Taquaruçu, Sandra Oliveira, foram utilizados 15 mil garrafas pets para confeccionar seis anjos, seis velas, 260 bolas distribuídas nas árvores das praças da Criança e da Joaquim Maracaípe, além das mangueiras iluminadas e adornos utilizados no portal de entrada do distrito e na casa do papai Noel.

Casa do Papai Noel

“O museu Casa Vítor foi cuidadosamente preparado para receber a temática do natal, com o cuidado de manter todo acervo em equilíbrio com a decoração, e isto é uma forma da população conhecer o museu que foi tombado este ano como patrimônio do município” disse Raul Filho.

Após inauguração da casa, a fila para conhecer a casa do “bom velhinho” logo se formou. Arthur Guilherme Oliveira, 10 anos era um dos que estavam ansiosos para entrar na casa do papai Noel. “Eu moro lá no Taquari e vim só para ver o que tem lá dentro, deve ter arvore de natal e presépio, estou curioso para ver” disse Arthur.

O museu está localizado na Praça da Criança e fica disponível para visitação de 15 a 21 horas, até o dia 06 de janeiro, exceto nos feriados de natal e ano novo.

Sobre o projeto

O Projeto Natal de Luz, arte e preservação em Taquaruçu é uma experiência piloto da Prefeitura de Palmas, realizada por meio da Fundação Cultural com o objetivo de criar e implantar um modelo sustentável de decoração natalina, agregada a preocupação e o respeito ao meio ambiente. A programação desenvolvida compreende participação de corais e grupos teatrais.

“A realização deste projeto, no qual a concepção artística e execução estão a cargo da artista plástica Sandra Oliveira resultou em uma graciosa decoração e é resultado de um trabalho de consciência ecológica, em que todos estão voltados para o bem comum, neste caso, uma cidade muito mais bonita, preservada e enfeitada para o Natal” ressaltou Kátia Maia. (Ascop)