Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Após ser implantada em dezembro de 2011 dentro do novo Organograma Geral da Coapa – Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso, a Unidade Operacional já está atuando ativamente. Nesta semana, o gerente do setor Nelzivan Carvalho Neves inicia uma série de visitas a empresas tocantinenses.

Na quarta-feira, 11 de janeiro, o gestor visita a Frango Norte, em Paraíso do Tocantins, na região Central do Estado. Já na sexta-feira, 13, encontra-se com representantes da Asa Norte, localizada no município de Aguiarnópolis, região do Bico do Papagaio. As duas empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial e atuam na produção, comercialização e integração de frangos de corte.

Nelzivan Carvalho Neves explicou que além de estreitar relações, as visitas tem o objetivo de apresentar a cooperativa para as empresas e prospectar negócios buscando a comercialização de grãos como milho e sorgo produzidos por agricultores associados a Coapa. “As duas empresas já compram grãos para produção de ração animal, nossa intenção é vender diretamente para os frigoríficos eliminando atravessadores. Isso será bom para ambos os lados: a Coapa ampliará seu mercado de atuação, já a empresa tem a garantia de receber o produto em tempo hábil”, explicou Nelzivan. Ele ainda informou que a intenção é visitar outras empresas que compram grãos para produção de ração instaladas no Tocantins e em estados das regiões Norte e Nordeste.

Dando sequência à série de visitas, na próxima semana o gerente da Unidade Comercial da Coapa se encontra com representantes de tradings de Guaraí e Colinas do Tocantins que atuam no financiamento da safra de grãos de soja e milho. “A intenção é saber o volume de grãos que essas empresas dispõem aqui em nossa região e qual quantidade pretendem enviar para o armazém da Coapa”, relatou Nelzivan.

Trabalho integrado

Com o novo Organograma Geral da Coapa as Unidades Operacional e Comercial continuam trabalhando em parceria o que é fundamental para o êxito das atividades da cooperativa que neste ano completará 14 anos de atuação. A primeira é responsável pelo beneficiamento e armazenamento dos grãos. Já o Comercial, como o próprio nome diz, tem o importante papel de comercializar a produção.

Na Coapa há 10 anos, Nelzivan Carvalho Neves afirma que a equipe está motivada com as metas propostas para o ano de 2012. “Estamos empenhados para fortalecer ainda mais a área comercial da cooperativa”, garantiu o gerente.