Palmas

Foto: Divulgação

Deixar a cidade em nível de limpeza satisfatório, mesmo com a intensa chuva do período, é um dos principais desafios da Força Tarefa criada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), no último sábado, 14. Cerca de 260 homens estão envolvidos nas equipes, que atuam simultaneamente, tanto no Plano Diretor Central, quanto na Aureny I, Taquaruçu e Buritirana. A previsão é de uma ação frequente durante 70 dias, reunindo as Diretorias de Parques e Jardins e Limpeza Pública.

Conforme informou Mário Nania, chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Governo, diariamente as equipes retiram uma média de 300 metros cúbicos de galhadas e entulhos, o que significa aproximadamente 720 toneladas. Na Quadra 204 Sul, antiga Arse 21, os serviços foram concluídos nesta quinta-feira, 19, com podas das árvores, roçada de grama e retirada de galhadas e entulhos.

Os trabalhos estão em pleno vapor ainda nas Quadras 103 e 104 Sul. Segundo a Semasp, assim que as equipes saírem da 104 Sul, a ação seguirá pelas demais localidades até chegar à Praça da Árvore, em frente à Quadra 104 Norte. “Essa Força tarefa foi provocada pelas constantes chuvas e vamos atuar até termos a cidade em nível satisfatório de limpeza. Cremos que isso durará por volta de 60 ou 70 dias”, comentou Mário Nania.

Mario Nania destaca ainda que “as chuvas dessa época fazem com que o capim cresça sem parar por toda a cidade, mas a roçada também não vai parar”. Na Avenida Theotônio Segurado, por exemplo, a roçagem já foi executada e no momento as máquinas atuam apenas com o acabamento nos pés dos postes, meio fios e árvores.

O palmense é chamado a colaborar, primeiro evitando de jogar lixo nas áreas públicas e terrenos baldios e, segundo, ligando para o telefone 2111-0621, da Semasp, para indicar as áreas em situação crítica. (Ascop)