Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A primeira exposição de 2012 do Projeto SESC Arte ao Cubo contempla o artista tocantinense Marcos Dutra. A exposição que tem o nome de “Linguagem escrita no chão” está localizada na Praça ao lado do Centro de Atividades do SESC em Palmas. Para a sua abertura, o SESC realizará um vernissage na próxima sexta-feira, 20, às 19h. O artista expõe nos cubos peças que resgatam as cores encontradas na natureza e materiais extraídos do próprio solo. A exposição segue até o dia 23 de março.

A ideia de usar materiais encontrados na natureza nasceu ainda em sua cidade natal, segundo conta Marcos Dutra. “Ainda em 2001, quando eu estava de férias em Pequizeiro, fui convidado para uma exposição com outros artistas, mas eu não tinha material, então a solução foi utilizar materiais encontrados na cidade e principalmente da natureza. Desde então venho trabalhando com elementos encontrados na natureza, como nesta exposição, onde trabalho com terra, urucum, açafrão e outros pigmentos”, explicou o artista.

Para o curador da exposição e promotor de Artes Plásticas do SESC, Vone Petson, as obras também são formas de linguagem. “Desenhar, pintar e colorir são formas de expressão e de comunicação naturais do ser humano. No tempo em que a escrita ainda não existia, o homem já se expressava por meio de pinturas nas paredes da caverna”, ressalta.

Sobre o SESC Arte ao Cubo

O Projeto SESC Arte ao Cubo foi inaugurado em 2011. O local é um espaço permanente para exposições ao ar livre – uma galeria a céu aberto - que aborda os diversos tipos de linguagens plásticas (grafite tradicional, estêncil grafite, sticker art, Wheatpaste e arte do cartaz de rua, projeção de vídeo, intervenções de arte, flash mobbing e instalações de rua). Localizado na parte externa do Centro de Atividades do SESC, o Arte ao Cubo é um ambiente contemporâneo e de fácil contato entre o público e a obra de arte. (Ascom Sesc)