Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Cultura do Tocantins (Secult) lançou, na manhã desta última segunda-feira, no Teatro e Bolso do Memorial Coluna Prestes, o Programa Estadual de Formação Artística (Profoarte). Vinculado ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). A ação é reflexo dos Fóruns Estadual de Cultura realizados em 2011 e da necessidade apresentada pela classe artística quanto à capacitação na elaboração de projetos, especialmente os destinados aos Editais do Fundo Estadual da Cultura (FEC). O curso será ministrado por Paulo Azevedo, que é consultor, produtor e manager cultural. Formado em gestão cultural pela Universitá di Firenze e artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes.

Joana Euda Munduruku, coordenadora Indígena da Secult, abriu a solenidade interpretando o Hino Nacional, em seguida houve a participação do cantor e compositor portuense, Everton dos Andes, mostrando sua Técno-Sussa aos presentes. Em seguida o coordenador de convênios e projetos da Secult e presidente do Conselho Estadual de Cultura, Cláudio Nogueira, apresentou dados, resultantes da avaliação do FEC, que apontam a necessidade da capacitação de gestores e produtores culturais na produção de projetos.

Representando a secretária da Cultura, Kátia Rocha, o Superintende de Cultura, Geraldo Cabral, falou sobre a qualidade dos projetos apresentados nos editais do FEC e a necessidade de se capacitar a classe artística. Também afirmou que os pagamentos dos prêmios iniciarão partir do dia de 10 de fevereiro. Paulo Azevedo, que estará ministrado o curso, parabenizou a iniciativa do Governo do Tocantins com relação aos editais e destacou alguns pontos que serão abordados durante o curso, como grades orçamentárias, prestação de contas e contrapartidas. “O Tocantins está na vanguarda por investir 8 milhões em cultura”, afirma Azevedo.

Palestrante

O curso será ministrado por Paulo Azevedo, que é consultor, produtor e manager cultural. Formado em gestão cultural pela Universitá di Firenze e artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Dentre os projetos dos quais participou, destacam-se: ProArt – Coordenador de Programação (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2006/2008); Fábricas de Cultura - Consultor Interdisciplinar (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2007/2008). Atualmente é assessor e consultor pela América Latina do Progetto Quadro e Leonardo (Fundo Social Europeu).