Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda-feira, 5, foi um dia diferente para a Câmara Municipal. Durante o Momento Cívico, quem comandou as atividades foram os estudantes da Escola Municipal Maria Rosa de Castro Sales, localizada no Setor Morada do Sol. Mas coube ao prefeito Raul Filho (PT) fazer o anúncio mais importante do evento:vai dar aumento de 24% aos professores municipais.

Música, poesia, discursos e claro, o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Palmas, fizeram parte do evento. E,ainda, o convite, do presidente da Casa, vereador Ivory de Lira (PT), para que os estudantes voltem à Câmara, para assistir a uma sessão extraordinária

Por parte de alunos e professores, foram muitos os elogios ao trabalho do prefeito Raul Filho (PT), no setor educacional. O prefeito de Palmas mirim,Ourélio Buratti Neto, a vice-prefeita Nivea Lopes Cruz e o presidente da Câmara Warlys Jhony Batista de Sousa tiveram a oportunidade de discursar e agradeceram pelas melhorias na Maria Rosa, como mais uma sala de aula, pintura, reforma dos banheiros e, futuramente, sala de informática e quadra esportiva. Falou, também,o presidente do Grêmio Estudantil, Nilvan Lopes Cruz.

A diretora Rosa Maria pediu a Raul Filho que continue com o “olhar fraterno para a Educação” e entregou a ele, como presente, uma rede e um chapéu de couro.

Em sua fala, o secretário da Educação, Zenóbio Júnior, disse que, desde a posse do prefeito, houve melhoria na área e também na parte cultural, com a escolha,por exemplo, de músicas que trazem boas mensagens aos estudantes. Destacou que o objetivo, agora, é levar o trabalho de Raul Filho a todo o Estado.

Representando o presidente da Câmara, Ivory de Lira,Milton Neris (PR) fez um balanço das melhorias promovidas pelo prefeito, em especial na Educação. “É melhor ser o prefeito que não gastou R$ 2 milhões no Carnaval do que ser o prefeito que não pagou os professores nem investiu em Saúde.”

Ao agradecer, Raul Filho abordou, primeiro, as deficiências da Saúde em todo o País e os avanços da área em Palmas que, semana passada, foi considerada a primeira da Região Norte em excelência. Mensalmente, a Prefeitura repassa R$ 3milhões ao Hospital Geral de Palmas, para atendimento dos pacientes encaminhados pelo município. Por sua vez, o Estado não está repassando a sua parte os recursos destinados às Unidades Públicas de Saúde (UPA’s).

Á Escola Maria Rosa, disse que vai assegurar a construção do auditório e do laboratório de informática e, se o espaço físico permitir, mais quatro salas de aulas.

Sobre a Câmara, ressaltou que tem sido parceira, principalmente, nas questões relacionadas à Educação. Anunciou, também, na próxima semana, enviará à Casa o projeto de aumento de 24% no salário dos professores. (Ascom Câmara)